sábado, 24 de novembro de 2007

Enquanto isso, na Sala da Justiça...


De André Dahmer.

Fotos do século XX

Vamos “tocar o bonde” e dar seqüência à série “Fotos do Século XX”.

A imagem que segue abaixo talvez não seja a mais agradável para uma manhã de sábado, mas certamente deve ser uma das fotografias mais marcantes e que mais nos fazem pensar.

Pensar sobre o quê? As respostas são muitas, variando de acordo com o lugar de quem vê. Uns talvez nem pensem; outros talvez achem "curioso"; outros ainda talvez não acreditem; uns talvez se indignem; outros talvez nem tomem conhecimento; e por aí vai!


O sudanês Kevin Carter é o autor desta foto e, em 1994, ganhou o prêmio Pulitzer pelo trabalho. Quatro meses depois de clicar - em Ayod, no estado de Juncáli, Sudão - aquela garota esquelética, agachada, com um abutre à sua espreita, à espera de sua morte, Carter se suicidou carregando uma culpa do tamanho do mundo.

Essa imagem é para quem tem “estômago forte”, ou – parodiando o V de vingança – para quem não desliga a TV na hora do jornal!

sexta-feira, 23 de novembro de 2007

Gato morto neles!

DeadCat is up to you!

A torcida estava impaciente, clamava pela sua aparição. Rumores diziam que ele estava no leste europeu, escondido. A imprensa esportiva dava como morto, mas eis que ele surge! Sim, o nosso querido felino vingador, que faz tremer os joelhos de quem anda com nome no SPC e de quem treme porque é perna de pau mesmo.

[som de trombetas]

DEADCAT IS UP TO YOU!
O gato mais querido pelas pessoas de bem e mais odiado pelas pessoas que esculhambam com nosso mundão véio sem portera!
Vai, Gato Morto!!

[fim das trombetas]

Sei que o Gato demorou a aparecer, então eu explico ao ilustríssimo leitor do que se trata.
Esta modesta coluna, sucesso no blog Pândegos & Patuscos elege as pessoas e/ou grupos de pessoas que fizeram alguma asneira nos últimos tempos ou ferraram com alguém no nosso mundo esportivo, que merecem apanhar com gato morto até o gato miar. Mas cá pra nós, também falamos mal simplesmente porque o dono da coluna não vai com a cara do peão.

Vamos dar nomes aos bois.

Serra e Kassab
Como noticiado no Blog do Paulinho, infelizmente o prefeito de São Paulo e o governador do estado fizeram a idiotisse política de entregar uma placa de reconhecimento pela competência de Ricardo Teixeira na condução da candidatura do Brasil à Copa de 2014. R. Teixeira é a segunda pessoa mais odiada pela redação, depois só de Dualib, e vai levar gato morto no lombo até o gato miar junto com o Serra e o Kassab!

Alberto Dualib
Preciso dizer? Esse aí merece apanhar por ter nascido. Miiiia, Gato Morto!!!

Dunga
A redação não consegue se conformar com a arrogância de um estagiário a técnico de time de futebol perante a imprensa. Como se não bastasse, consegue convocar Vagner Love, Gilbero, Gilberto Silva, Mineiro, dentre outros que ali não deveriam estar, e ainda por cima não faz o time jogar.
Ele tem a vantagem de contar com a sorte. Meaw!!

Ronaldinho Gaúcho
Além de perder o lugar de estrela do time para Lionel Messi no Barcelona, vem sendo um zero à esquerda na seleção. Diretores do time espanhol em visita ao Corinthians ainda disseram que ele está fora de forma. El Gatito Muerto dijo “Muuuueeeerra, Ronaldito Gaújo!!”

Andrés Sanches
O presidente do Corinthians começou mal. Depois de prometer renovação e transparência, contratou Cilinho para a categoria de base e agora deu pra criticar a Nike e a Samsung. Os contratos de patrocínio do Timão com essas empresas são os maiores do país. E ainda por cima os parceiros têm que ver o seu filme queimar num time horrível brigando pra não cair. Gato Morto nele!!!

Seleções de Vôlei (Feminino e Masculino)
Está virando piada. A seleção feminina sempre treme em finais, mas agora ver a seleção masculina fazendo feio é demais para a minha pessoa. Um time não é só um levantador. Deixa o Ricardinho lá quieto se achando enquanto o Gato Morto faz seu estrago. Vai, vingador! Miiiiia!!!!

E assim terminamos a sessão de tortura. Quem desses aí não tomar jeito vai levar surra de pau mole (não é o que você pensou, e sim vara de marmelo). E se mesmo assim não resolver, lavo minhas mãos e mando um alô pro meu amigo Cap. Nascimento.

Salve salve el gatito vingador!

Nunca antes neste país

“Nunca antes neste país” um presidente foi tão “perseguido” pela sua, digamos, inabilidade intelectual. Lula leva porrada de todos os lados e recebe alcunhas nada agradáveis, como o famoso “Apedeuta”.

Os críticos de política se esmeram (nem precisa tanto!) em apontar as falhas nos discursos de Lula e tudo isso acaba virando uma grande piada... de mau gosto, é claro! Já houve algumas frases clássicas do nosso presidente, como aquela em que ele afirmava que sua mãe nascera analfabeta, ou então, quando advertiu que a República do Congo, do ditador Sassou-Nguesso (no poder desde 1979), está ensinando a construir uma democracia!

Vejam só a “habilidade” do fotógrafo e o humor político do site Prosa & Política.


Sacanagem com a Bachelet que entrou na história de gaiato.

quarta-feira, 21 de novembro de 2007

Oração Natural

Após o feriado e alguns dias de férias, um pouco de poesia.

O poema abaixo é do mineiro Donizete Galvão e foi publicado originalmente em seu livro Mundo Mudo (São Paulo, Nankin Editorial, 2003). Para quem quiser conferir outros trabalhos de Donizete, basta comprar o livro ou dar uma passada no site Poesia.Net, do ótimo Carlos Machado.

Vamos à “Oração Natural” (e cotidiana)!

Oração Natural (Donizete Galvão)

Fique atento
ao ritmo,
aos movimentos
do peixe no anzol.
Fique atento
às falas
das pessoas
que só dizem
o necessário.
Fique atento
aos sulcos
de sal
de sua face.
Fique atento
aos frutos tardios
que pendem
da memória.
Fique atento
às raízes
que se trançam
em seu coração.
A atenção:
forma natural
de oração.

A imagem da semana

A imagem da semana é do jogador Adriano, da Inter de Milão, que está no Brasil e iniciou hoje seu trabalho de recuperação física (e psicológica) no Reffis do São Paulo Futebol Clube.

Confiram a chegada do confiante atacante ao CT da Barra Funda:

Ops!!!

terça-feira, 20 de novembro de 2007

Parada Negra


A 4a Marcha da Consciência Negra, ou simplesmente a Parada Negra, está ocorrendo neste momento na Avenida Paulista, em SP.

O número de manifestantes ainda não é muito grande, mas pelos trios elétricos pode-se perceber a pluralidade da manifestação e do povo negro.

Músicas de protesto, sambas, tambores, reggae, hip hop e canções gospel, num carro de uma igreja evangélica, eram alguns dos sons presentes na marcha que desceu em direção à rua da Consolação.

O tom político é garantido nas referências a Zumbi, às pesquisas que indicam que a mulher negra ganha 44% menos que um homem branco na mesma função. As denúncias contra a violência policial, que vitima jovens negros, também fazem parte da manifestação. Mães que não querem ver seus filhos humilhados e vitimados.

Povo animado e resistente que tomava conta das ruas do maior centro econômico do Brasil.

Nas calçadas, as pessoas assistiam a um "desfile". A interação era pequena e algumas pessoas chegavam a manifestar contrariedade com pequenos movimentos da cabeça.

Havia um incômodo na "platéia". Talvez este seja o principal legado da celebração: tocar em feridas que são simuladas diante de nossa pretensa "democracia racial".

A latinização dos EUA

A crescente influência dos hispânicos nos EUA chegou ao registro de nascimento. É o que informa o NYT reproduzido pela Folha de S. Paulo desta terça-feira. A manchete já é reveladora:

García e Rodríguez estão entre os dez sobrenomes mais populares dos EUA

Vejamos alguns dados:
1- Pela primeira vez, dois sobrenomes de origem hispânica figuram na lista dos dez mais comuns nos EUA. García e Rodríguez aparecem, respectivamente, em oitavo e nono no ranking.

2- O motivo do crescimento de nomes hispânicos está associado à imigração e à fecundidade. Mas também à valorização da identidade dos latinos, que hoje valorizam mais suas origens.

3- Segundo o Censo, de onde saíram os dados, há 6 milhões de sobrenomes nos EUA.

4- Smith (ou Schmidt ou Schmitt) ainda é o mais comum, com 881 ocorrências a cada 100 mil indivíduos.

5- Um em cada 25 americanos tem sobrenome Smith, Johnson, Williams, Brown, Jones, Miller ou Davis.

6- Também foi constatada pelo Censo uma forte associação de alguns sobrenomes com raça. Dos Smiths, 80% são brancos, e entre Johnsons, Browns e Jones eles atingem 60%. Já 90% dos Washingtons são negros, assim como 75% dos Jeffersons e 66% dos Bookers.

domingo, 18 de novembro de 2007

Eles & Elas

por Raquel Vito

***

De um lado a sensibilidade, do outro a força física.
Mundos tão diferentes e tão próximos.
Opostos que se atraem e completam.
Racionalidade e ímpeto de proteção, que se encaixam com a intuição e o feeling a flor da pele.

Porém surgem alguns questionamentos que ouvimos ou fazemos.
A pergunta é inevitável: Por que eles podem, e nós não? Ou então: O que elas querem?

Talvez essa seja uma pergunta que não tenha resposta. Ou se tem, não é definitiva...
São aquelas coisas que mudam com o tempo...
Gosto de observar as pessoas, talvez tenha adquirido essa qualidade ou defeito (como queira) no aprendizado do jornalismo, em que temos que escutar mais do que falar.

As pessoas buscam insistentemente e incessantemente o Amor... Como se a “felicidade” dependesse exclusivamente de um companheiro(a), e por isso acabam banalizando um sentimento tão bonito e profundo.
Amor que está sendo compartilhado com o maior número de pessoas...

Podem me chamar de conservadora, de velha, mas vejo esse comportamento mais como um status, um poder de conquista, do que propriamente amor...

O verdadeiro sentimento é aquele que envolve carinho, compreensão, afinidade, cumplicidade... Querer estar perto, sentir a respiração, o aconchego de um abraço... não há coisa melhor!
Saber que alguém nos aceita com nossas limitações, e ter com quem compartilhar alegrias e tristezas.

Se você já tem um amor, segure-o(a);
Caso não tenha... não perca a esperança!

Dominicais

Pequenas notas de um domingão em pleno feriado:

* Como disse o Tutty Vasques: "É tanto feriado que o pessoal desempregado já está até reclamando de falta de sossego."

** Jovens usam medicamentos controlados com facilidade, revela o Estadão de hoje. É um caminho sem o apelo "à marginalidade". Será seguro?

*** A seleção "familiar" de vôlei do Bernardinho estreou perdendo para os EUA na Copa do Mundo. A feminina ganhou vaga para as Olimpíadas. É só esperar para saber, se mais uma vez, morrerão na praia.

**** O Chávez disse que o petróleo deve dobrar de preço se os EUA atacarem Irã ou a Venezuela. O Lula viaja, mas o Chávez ganha. Agora ele está na reunião da OPEP.

***** Só existem 5,7% de padres negros no Brasil. Índice bem inferior ao da população. Discriminação? Ausência de vocações? E bispos? Apenas 12 entre cerca de 400 do episcopado.
Nem a Igreja progressista conseguiu reverter este quadro.

****** O Vitória, da Bahia, subiu para a série A do Brasileirão. O Santa Cruz, de PE, desceu para a série C.

******* E a baleia que apareceu em pleno rio Tapajós, a mais de 1500 km do mar? Resgatada ela desapareceu novamente.