sexta-feira, 12 de março de 2010

Túmulo do samba?

São Paulo, o túmulo do samba?

Talvez!

Vinícius de Moraes, um dia com essa afirmação causou revolta nos músicos e sambistas paulistanos. Foi por muito tempo criticado e de uma certa forma nunca desmentiu tal frase.

Diz a lenda que nos idos dos anos 60, na efervecência da bossa nova, o poetinha estava num bar em São Paulo, assistindo uma apresentação de Johnny Alf, no entanto, nas outras mesas o papo rolava solto, o público parecia não estar muito interessado na música e em meio ao barulho, Vinícius disparou a sentença: São Paulo, o túmulo do samba!

Não posso afirmar que a história é bem essa, mas foi o que li em muitos lugares e já escutei de alguns músicos das antigas.

Não considero São Paulo um celeiro de sambistas, dá pra contar nos dedos os nomes representativos, respeito a obra do Adoniran, dos Demônios da Garoa, quem mais, vejamos, Geraldo Filme, Paulo Vanzolini, Germano Mathias, Eduardo Gudin; os 4 últimos, quase desconhecidos à maioria. E, definitivamente não dá para compará-los a Noel Rosa, Cartola, Paulinho da Viola, Ismael Silva, João Nogueira, Nelson Cavaquinho, Candeia, Martinho da Vila e por aí vai... dá pra citar mais uns 50 nomes.

Existem alguns movimentos isolados em São Paulo, como o Samba da Vela, Samba da Laje, Pagode do Cafofo, Samba da Tenda, o Quinteto em Branco e Preto, mas todos embalados pelos bambas cariocas.

Não dá pra generalizar, mas é uma realidade!

E o que mais incomoda, é o tal pagode romântico paulista que ficou colado no nome do samba desde anos 90. E hoje, pra dizer que se gosta de samba, tem que explicar que samba não é pagode. Que samba é uma coisa e pagode é outra. E não me venham dizer que é a mesma coisa!!

Basta ouvir um pouco as rádios populares de São Paulo e as do Rio pra ver o que toca. Por aqui houve uma renovação nos grupos e agora ao invés dos fenômenos de outrora como Katinguelê, Karametade, Soweto, Só pra Contrariar (que é mineiro), as bolas da vez são Samprazer, SóMuleke, Inimigos da HP, Jeito Moleque e outros tantos. Sem contar que ainda insistem que o cantor de música romântica, Belo, é do samba. É uma renovação do ritmo, leia-se pagode, com letras mais despojadas, irônicas e mais pra frente. Porém, volto a afirmar, NÃO é samba.

No Rio também houve renovação, porém, Casuarina, Sururu na Roda, Teresa Cristina e Grupo Semente, Leandro Sapucahy, Diogo Nogueira não dá nem pra começar a comparar com o pagode paulista.

Não dá pra colocar tudo no mesmo saco. O samba é muito mais! Devia ser tratado como patrimônio cultural brasileiro!

É por essas e outras que continuo concordando com o poetinha. Enquanto insistirem em dizer que pagode romântico é samba, e vice-versa.

O título de túmulo do samba é um tanto pesado, visto que na nossa cidade acontece muita coisa boa de samba, e afirmo que 90% vem ou é influenciado pelo Rio. E temos um público fiel e apreciador do ritmo.

E lembrando o trecho de uma canção que escutei recentemente, que define a origem do samba de outro ângulo:

"De onde veio o samba, seu Dr. perguntou: Do Rio de Janeiro ou de Salvador? Eu respondi no contrapé, vou lhe dizer de onde é que é: dos quadris de uma mulher" (Paulo César Pinheiro / Luciana Rabello)

quinta-feira, 11 de março de 2010

Abre os olhos pra ver o mundo...

Na última segunda-feira, 08/03, veio ao mundo, Davi, herdeiro de nosso amigo Rodrigo "Boi Bronquinha" di Mônaco e sua esposa Vanessa (até que enfim um moleque, né! e o pai já está fazendo planos para sua carreira no futebol). A pequena Ângela ganhou um irmãozinho. Que ele não puxe a teimosia do pai... mas, óbviamente, que seja palestrino!!

Na quarta feira, 10/03, quem chegou para alegrar a vida dos nossos queridos, Ricardo "Piuí" e Valéria, foi a linda Manuela, pele branquíssima e olhinhos azuis encantadores. Que legal ver a alegria, orgulho e a cara de bobo de um amigo de tantos anos.

Sejam bem vindos a esse mundão e parabéns aos papais e mamães. Estamos esperando o charuto!!!

Para os pequenos um poema enjoadinho do poetinha Vinicius, homenagem do "tio" Fábio!

Filhos...Filhos?
Melhor não tê-los!
Mas se não os temos
Como sabê-lo?
Se não os temos
Que de consulta
Quanto silêncio
Como o queremos!
Banho de mar
Diz que é um porrete...
Cônjuge voa
Transpõe o espaço
Engole água
Fica salgada
Se iodifica
Depois, que boa
Que morenaço
Que a esposa fica!
Resultado: filho.
E então começa
A aporrinhação:
Cocô está branco
Cocô está preto
Bebe amoníaco
Comeu botão.
Filho? Filhos
Melhor não tê-los
Noites de insônia
Cãs prematuras
Prantos convulsos
Meu Deus, salvai-o!
Filhos são o demo
Melhor não tê-los...
Mas se não os temos
Como sabê-los?
Como saber
Que macieza
Nos seus cabelos
Que cheiro morno
Na sua carne
Que gosto doce
Na sua boca!
Chupam gilete
Bebem xampu
Ateiam fogo
No quarteirão
Porém, que coisa
Que coisa louca
Que coisa linda
Que os filhos são!

(Antologia Poética - Poema Enjoadinho - Vinicius de Moraes)

quarta-feira, 10 de março de 2010

Ainda sobre o Oscar


Depois da festa, o rescaldo

Nas matérias sobre as premiações do Oscar deste ano uma coisa chamou a atenção. Muito mais do que as qualidades de "Guerra ao Terror" (que, na minha opinião, não chega nem perto de melhor filme do ano), as reportagens falaram sobre os defeitos ou as razões pelas quais a academia decidiu não premiar "Avatar". Nesse embalo, ficaram em segundo plano premiações como a de melhor filme estrangeiro e a não entrega do prêmio de melhor roteiro original a Quentin Tarantino, de novo, injustiçado.

Lula e a lógica do nós-e-eles

Estadão e Folha de hoje trazem matérias com a declaração do presidente Lula a respeito dos presos políticos cubanos que estão fazendo greve de fome. Como vocês sabem, um já morreu há alguns dias, Orlando Zapata. Outro dissidente, Guillermo Fariñas, jejua há duas semanas.

Não bastasse o seu silêncio sobre o caso durante a visita a Cuba, Lula agora compara os dissidentes cubanos aos “bandidos de São Paulo” – segundo a lógica torta do presidente, trata-se da mesma situação – para condenar a greve de fome como protesto pela liberdade dos presos políticos.

Essa declaração não deixa de ser, além de repugnante, curiosa. Segundo Lula, os presos foram detidos de acordo com a lei da Ilha, logo não haveria o que se discutir. Lula teria toda a razão se não fosse Cuba o que é: uma ditadura.

Pelo raciocínio do nosso presidente, a sua prisão no início da década de 1980, quando já era um ex-dirigente sindical, pelos “homens” de Figueiredo não deveria ser questionada. Afinal de contas, ele fora preso de acordo com as leis do regime à época. Errado: ditadura, goste Lula ou não, deve ser questionada e combatida!

Sabem o que Lula fez na prisão? Greve de fome! Exatamente o que, hoje, ele condena.

Lula se esqueceu disso? Claro que não! Faz parte da sua trajetória mítica rumo ao topo, conforme mostrou o filme sobre a sua vida, constantemente envernizada por ele próprio.

Mas é que Lula funciona mais ou menos assim: se é a “nosso” favor, tudo! Para “eles”, nada! Mesmo se isso ocorrer ao arrepio da lei e da democracia.

Esse nós-e-eles serve para vários casos.

Honduras, por exemplo! O presidente Zelaya foi deposto de acordo com a Constituição democrática hondurenha. Mas como ele fazia parte do “nós”, a diplomacia brasileira e o próprio presidente resolveram interferir diretamente, reclamando, inclusive, que não houvera impeachment, peça não prevista na Carta de Honduras. Neste caso, Lula não argumentou dizendo que as leis previam tal deposição. Pelo contrário, a gritaria foi geral e as acusações de "golpe militar" pululavam no Governo.

Como se trata, em Cuba, de dissidentes do regime de seus “amigos”, os irmãos Castro fazem parte do “nós” e os presos políticos, em situação semelhante à vivida por Lula em 1980, são “eles”.

E assim as coisas caminham nas relações internacionais com a Venezuela – onde há, segundo Lula, “democracia até demais” –, Bolívia, Equador, Colômbia (neste caso, com o pólo invertido), entre outros.

Lamentável.

segunda-feira, 8 de março de 2010

Sobre o Oscar...

Guerra ao Terror faturou 6 estatuetas, entre elas as mais cobiçadas de melhor filme e direção, desbancando o badalado Avatar que ganhou apenas prêmios técnicos. Foi e não foi uma surpresa. Eu ainda ficaria, como filme, obra e tudo mais, com Bastardos Inglórios e Tarantino. Mas...

A única surpresa pra mim, e grata surpresa, foi a categoria de melhor filme estrangeiro. O Segredo dos seus olhos é um filme grandioso, filmaço mesmo. Comédia, drama, ação, romance e diálogos deliciosos. Ricardo Darín e cia. estão perfeitos!

Sandra Bullock não me convenceu com sua atuação em Um sonho possível, não a ponto de ganhar a estatueta. Meryl Streep deveria ter sido a premiada.

Apesar de Coração Louco ser um filme mediano, Jeff Bridges como melhor ator: inquestionável! E se fosse o Clonney também seria. Duas grandes atuações.

Abaixo, todos os vencedores:

- Filme: "Guerra ao Terror".

- Diretor: Kathryn Bigelow ("Guerra ao Terror").

- Ator: Jeff Bridges ("Coração Louco").

- Atriz: Sandra Bullock ("Um Sonho Possível").

- Ator Coadjuvante: Christoph Waltz ("Bastardos Inglórios").

- Atriz Coadjuvante: Mo'Nique ("Preciosa - Uma História de Esperança").

- Filme Estrangeiro: "O Segredo dos Seus Olhos" (Argentina).

- Animação: "Up - Altas Aventuras".

- Roteiro Original: Mark Boal ("Guerra ao Terror").

- Roteiro Adaptado: Geoffrey Fletcher ("Preciosa - Uma História de Esperança").

- Documentário: "The Cove".

- Curta de Animação: "Logorama".

- Documentário de Curta-Metragem: "Music by Prudence".

- Curta-Metragem: "The New Tenants".

- Trilha Sonora Original: "Up - Altas Aventuras".

- Canção Original: "The Weary Kind" ("Coração Louco").

- Direção de Arte: "Avatar".

- Efeitos Visuais: "Avatar".

- Fotografia: "Avatar".

- Edição de Som: "Guerra ao Terror".

- Mixagem de Som: "Guerra ao Terror".

- Maquiagem: "Star Trek".

- Figurino: "The Young Victoria".

- Montagem: "Guerra ao Terror".

E pra começar a semana ainda no clima do tapete vermelho, Bad Blake (ou Jeff Bridges, se preferirem), com a canção vencedora do Oscar, The Weary Kind.

Hoje o dia é delas!

Hoje o dia é delas!

E o que seria de nós, homens, sem apresença vital delas!

Um beijo e um parabéns a todas as mulheres!

O mundo é de vocês!