Essa semana me deparei com uma discussão que anda rolando na blogosfera brasileira, a questão do “blog de aluguel”.
Pesquisando na rede, parece que o termo foi inventado pelo jornalista Bruno Ferrari da revista Info. Na época, ele publicou uma matéria sobre blogueiros na Campus Party (feira de tecnologia realizada pela primeira vez no Brasil em fevereiro deste ano), contratados pela Intel para relatar o que acontecia na feira e disponibilizar o conteúdo on-line no blog Brasil Digital, da própria empresa.
Então, entenda-se como “blog de aluguel” aquele que recebe jabá (seja dinheiro, produtos, viagens, convite para eventos, mimos etc) para falar bem de tal marca, produto ou empresa. Outro termo muito utilizado para o mesmo assunto é o post pago.
Pois bem, o termo voltou à discussão depois que a Coca Cola enviou para 9 blogueiros uma mini geladeira contendo seu novo lançamento, o i9 Hidrotônico. A notícia foi publicada no Blue Bus, que chamou os blogs participantes da ação de marketing de “blogs de aluguel”. Pronto, foi deflagrada a guerra!
Os blogs que receberam as geladeiras saíram de defesa própria, profissionais de comunicação defenderam a ação da Coca Cola e, pra falar o português bem claro, a merda se espalhou pelos diários eletrônicos de todo o Brasil.
Abaixo, relacionei alguns links que, conforme a ordem, contam a história do bafafá:
- Energia da inovação.
- 9 blogs para experimentar a novidade.
- Coca Cola apresenta hidrotônico com ação em blogs de aluguel.
- Ação de marketing gera polêmica sobre conteúdo pago em blogs.
- Sobre o caso “blogs de aluguel”.
Dentro de cada post existem vários links para matérias relacionadas, respostas, explicações etc. Até um Manifesto foi publicado para ratificar que “não somos blogueiros de aluguel”.
Minha opinião (e não a do CGC em geral – não consultei as bases) é positiva em relação à ação de marketing do hidrotônico. Da mesma forma que álbuns de música, livros e filmes têm a sua tiragem e sessão para críticos especializados, que recebem e são convidados a “experimentar o produto” antes do público consumidor, e emitir sua opinião – positiva ou não. Penso que a relação é mesma nesse caso.
Pesquisando na rede, parece que o termo foi inventado pelo jornalista Bruno Ferrari da revista Info. Na época, ele publicou uma matéria sobre blogueiros na Campus Party (feira de tecnologia realizada pela primeira vez no Brasil em fevereiro deste ano), contratados pela Intel para relatar o que acontecia na feira e disponibilizar o conteúdo on-line no blog Brasil Digital, da própria empresa.
Então, entenda-se como “blog de aluguel” aquele que recebe jabá (seja dinheiro, produtos, viagens, convite para eventos, mimos etc) para falar bem de tal marca, produto ou empresa. Outro termo muito utilizado para o mesmo assunto é o post pago.
Pois bem, o termo voltou à discussão depois que a Coca Cola enviou para 9 blogueiros uma mini geladeira contendo seu novo lançamento, o i9 Hidrotônico. A notícia foi publicada no Blue Bus, que chamou os blogs participantes da ação de marketing de “blogs de aluguel”. Pronto, foi deflagrada a guerra!
Os blogs que receberam as geladeiras saíram de defesa própria, profissionais de comunicação defenderam a ação da Coca Cola e, pra falar o português bem claro, a merda se espalhou pelos diários eletrônicos de todo o Brasil.
Abaixo, relacionei alguns links que, conforme a ordem, contam a história do bafafá:
- Energia da inovação.
- 9 blogs para experimentar a novidade.
- Coca Cola apresenta hidrotônico com ação em blogs de aluguel.
- Ação de marketing gera polêmica sobre conteúdo pago em blogs.
- Sobre o caso “blogs de aluguel”.
Dentro de cada post existem vários links para matérias relacionadas, respostas, explicações etc. Até um Manifesto foi publicado para ratificar que “não somos blogueiros de aluguel”.
Minha opinião (e não a do CGC em geral – não consultei as bases) é positiva em relação à ação de marketing do hidrotônico. Da mesma forma que álbuns de música, livros e filmes têm a sua tiragem e sessão para críticos especializados, que recebem e são convidados a “experimentar o produto” antes do público consumidor, e emitir sua opinião – positiva ou não. Penso que a relação é mesma nesse caso.
Faça parte da campanha de lançamento ou não, com polêmica e tudo a tal bebida já está na boca de todo o mundo!!!
Para reflexão, deixo o Código de Conduta para Escrever um Post Pago, de André Dahmer. Eu assino embaixo.
Malvados.com.brPara reflexão, deixo o Código de Conduta para Escrever um Post Pago, de André Dahmer. Eu assino embaixo.
Bichinhosdejardim.com
6 comentários:
Esse negócio de "blog de aluguel" não me surpreende, estava demorando pra acontecer isso até.
Hoje em dia os blogs se tornaram um veículo muito presente no nosso dia-a-dia.
Essa joaninha é sensacional!!rs
gostei dos bichinhos do jardim, muito legal!
E qual a opinião dos amigos em relação a ação de marketing da Coca Cola, é justo dizer que eles tentaram "alugar os blogs"?
Bom, eu acho que foi uma bela jogada de marketing.
Forneceram a mini geladeira, os blogueiros degustaram e opinaram no blog.
Da mesma forma como ocorre com os testes para produtos novos, após o teste as pessoas irão, sem dúvida, dizer as outras o que acharam.
É uma forma de ampliar o boca-a-boca.
Não considero "aluguel", não utilizarão do espaço como propaganda, o produto será citado em um post.
Eu quero uma geladeira da Skol!!!
Recomendo que vocês leiam este blog sobre o controle que se pretende instalar na rede:
http://samadeu.blogspot.com/
O assunto é muito sério e é necessária a atenção sobre suas conseqüências.
Postar um comentário