O assunto já é velho e, como nas jogadas de marketing, uma semana parece uma eternidade. Mas o fato é que entre as novas 7 maravilhas do mundo moderno três estão localizadas no Novo Mundo.
Chichen-Itzá, Machu Pichu e o Cristo Redentor foram eleitos numa votação polêmica e contestada. Não quero entrar no mérito dos resultados. Mas monumentos do continente americano, mais especificamente das culturas e sociedades indo-americanas, estão presentes nesta lista com algumas de suas grandes construções localizadas nos atuais Peru e México.
Há um encanto/curiosidade por estas sociedades e suas habilidades técnicas e culturais. Mas o nosso olhar deve ultrapassar a construção e pensar as sociedades que por lá viveram e os legados que permanecem vivos ainda hoje.
Uma pergunta feita por Pablo Neruda: "Pedra na pedra, mas onde estava o homem?" nos remete à necessidade de pensar a diversidade deste continente e as relações entre os homens e sua produção cultural.
Pensar sobre isso é uma forma de não cairmos na simplificação nostálgica de um passado grandioso que pesa sobre nós sem que façamos peguntas sobre o nosso tempo e nossas ações.
P.S. O Cristo Redentor, brasileirices à parte, é uma outra questão.
Nenhum comentário:
Postar um comentário