terça-feira, 29 de julho de 2008

Let's Go Red Sox

Se você se considera um sofredor, apenas porque seu time ficou 23 anos sem ganhar nada... Que tal esperar quase 4x mais?!?

Isso mesmo, 86 anos na fila. 86 anos de sofrimento, de frustrações e gozações. 86 anos de amor, entrega e esperança. Essa é uma daquelas histórias que só o esporte pode proporcionar. Essa é a história do Boston Red Sox.

O Boston Red Sox é um time de baseball da Liga Americana da MLB (Major League Baseball). Fundado em 1901, o time venceu seu primeiro campeonato em 1903. Esse título foi marcado pela música Tessie, originalmente composta em 1902 para a peça "The Silver Slipper". A música entrou para a história quando, no jogo 4 da final, os então Americans (depois Red Sox) perdiam a série por 3x1 para o Pittsburgh Pirates. No final desse jogo, um grupo de torcedores, os Royal Rooters, começaram a cantar várias músicas para incentivar o time. Tessie salvou o dia. Com isso na cabeça, os RR foram para Pittsburgh secar o time adversário, cantando Tessie o jogo inteiro. Resultado: 5x3 e Boston campeão.

Depois veio a hegemonia durante a década de 10, com títulos em 1912, 15, 16 e 18. Daí pra frente...

Tudo começou quando, após a vitoriosa temporada de 1918, o então manager dos Red Sox, Harry Frazee, resolveu vender o principal jogador do time para financiar uma de suas peças na Broadway. E vendeu justo para o New York Yankees, maior rival dos 'meias vermelhas' - Boston e NY nutrem a maior rivalidade do esporte americano - o jogador em questão era Babe Ruth, o Bambino.

Capítulo a parte: Há quem diga que Bambino foi o maior de todos os tempos. Durante sua permanência em Nova York, Babe ajudou os Yankees, à época um time sem expressão, a conquistar 4 campeonatos. Foi o pontapé inicial para a mais vitoriosa franquia do baseball americano, hoje o New York Yankees tem 26 World Series – 16 a mais que o segundo colocado.

Voltando a Boston, nascia a “Maldição do Bambino”. Tudo dava errado para o BoSox. Apenas em 1946 eles voltariam a uma final. E tomaram de 4x3 do St. Louis Cardinals. 21 anos depois, mais uma final contra os mesmos Cardinals, e mais um 4x3. Em 1975, 3x2 para o Cincinnati Reds, no 6° jogo em Boston, 6x3 para os visitantes no penúltimo tempo (são 9), os Red Sox empatam o jogo praticamente perdido e vencem na prorrogação - agora vai!! Em Cincinnati, 4x3 para os Reds. Em 1986 Boston vencia a série por 3x2; se Bill “Between the Legs” Buckner pegasse a fraca rebatida seria o fim da maldição. Mas a bola passou por baixo das pernas de Bill; o NY Mets empatou o 6° jogo e venceu o 7°. Isso sem contar as inúmeras eliminações para o rival, e principal algoz, o NY Yankees. Os fanáticos tentaram de tudo para enxotar o espírito de Babe Ruth: exorcismo de Fenway Park, casa dos Red Sox; tiraram um piano que Ruth teria jogado em um lago da cidade; fizeram uma corrente de mãos dadas em volta do estádio, enfim, de tudo. Vários ditados populares nos EUA faziam alusão ao azar do time de Massachusetts. Até 2004!

Continua...

3 comentários:

Anônimo disse...

Cacete..foram vender logo o Bambino...Acho que o dono do time na verdade era o Dualibi.

Anônimo disse...

Sugestão de nome: Ele & Ela...

Anônimo disse...

também, quem usa meias vermelhas nessa vida?