sábado, 6 de dezembro de 2008

Porque hoje é sábado...


In tha house...

Neurônios masculinos

Havia um neurônio sozinho no cérebro de um homem.

Um dia, outro neurônio passa por lá meio apressado.

O neurônio solitário diz: - Olá! Tudo bem? Como vai? Prazer em vê-lo! Vamos conversar?

O neurônio que passeava pelo cérebro estranha a hospitalidade e responde: - Olá companheiro! Posso saber o motivo de tanta felicidade a me ver?

- Quer saber? Você é o primeiro neurônio que vejo passar por aqui depois de décadas... estou sozinho há tanto tempo nesse maldito cérebro...

- Mas espera aí... há quanto tempo você está aqui solitário?

- Bem... desde sempre... sempre estive aqui...

- Cara, mas você é burro mesmo! Desce pro pinto, tá todo mundo lá!

sexta-feira, 5 de dezembro de 2008

Motivo nobre

A equipe Honda anunciou sua retirada das competições de Fórmula 1. Reflexos da crise econômica e do baixo desempenho da equipe nos últimos anos? Ok!

Mas, há um outro motivo mais nobre por trás dessa manobra. Na verdade há uma conspiração para que o piloto Rubens Barrichelo (experiente apenas) pendure logo o capacete.

Espero que ele aproveite o bonde e vá curtir sua aposentadoria bem longe das pistas.

Blogmania

Quadrinho de Xavier Gorce, cartunista francês, publicado na Revista Piauí, novembro de 2008.

quinta-feira, 4 de dezembro de 2008

O que é Manacá?

Como o pequeno fruto arroxeado que lhe dá nome, resgatado da literatura de Ariano Suassuna e seu “Romance da Pedra do Reino”, o Manacá é produto de nossa terra.

... contrapondo Cordel do Fogo Encantado ao neo-progressivo americano do Mars Volta; Movimento Armorial a Led Zeppelin e Queens of the Stone Age e Novos Baianos...

... as letras não deixam por menos, e versam sobre temas pouco comuns no árido cenário do pop/rock, tão diversos quanto as festas de reisado do Nordeste brasileiro... As temáticas do Manacá são sólidas, como é a parede sonora que adiciona castanholas e viola à tradicional tríade baixo/guitarra/bateria.

É o Brasil para o mundo, e o mundo para o Brasil, sem apelar para batucadas de gringo nem se render ao purismo totalitário das manifestações pretensamente autenticas de nossa cultura. E nunca, nunca deixa de soar Rock, com ‘R’ sonoro e maiúsculo. Um alívio para ouvidos cansados.

Trechos do release de Guilherme Sorgine sobre a banda Manacá.

Fui apresentado ao Manacá no Altas Horas do último fim de semana e me impressionei bastante da banda carioca. Principalmente com a performance teatral da vocalista Letícia Persiles (que interpretará a jovem Capitu na minissérie homônima que estréia na Globo no próximo dia 09). Como diz o texto acima, a banda mistura elementos do nosso folclore com um rock noventista muito bem tocado pelo trio Luiz Cesar Pintoni (guitarra), Bruno Baiano (bateria) e Daniel Wally (baixo).


O interessante dessa mistura é que mesmo com o apelo regional, tema já utilizado por diversos artistas - uns com sucesso outros nem tanto - a música não soa datada, exagerada (as tais batucadas pra gringo ver que Guilherme cita), as pitadas nesse caso são bem dosadas. O som tem frescor, é original e arrebatador – como a elogiada apresentação de apenas 30 minutos no festival Mada (RN).

Você pode conhecer mais do Manacá no site dos caras, com bastante material disponível, incluindo link para download das músicas. A banda está com o primeiro álbum no forno, e deve lançá-lo nos próximos meses. Uma ótima notícia para quem já tinha desistido de se encantar com algo novo no pop rock nacional.

No Clipe da Semana vamos com a árvore de Ariano e a canção Diabo ao vivo; “e foi...”.

terça-feira, 2 de dezembro de 2008

Dia Nacional do Samba

Hoje comemora-se o DIA NACIONAL DO SAMBA! E você sabe por que o dia 2 de dezembro foi escolhido?

A iniciativa partiu de um vereador baiano, Luis Monteiro da Costa, para homenagear Ary Barroso. Ary já tinha composto seu sucesso "Na Baixa do Sapateiro", mas nunca havia posto os pés na Bahia. Esta foi a data que ele visitou Salvador pela primeira vez. A data tem maior representatividade em Salvador e no Rio de Janeiro, no entanto, aos poucos está se espalhando pelo restante do país.

E pra embalar a semana e em homenagem ao nosso editor Anderson, um amante do bom samba, para que ele saia sambando em meio a seus livros e afazeres. Um vídeo do bamba, Zé Keti, a voz do morro e do samba brasileiro.

segunda-feira, 1 de dezembro de 2008

O poder da propaganda

Duas criancinhas de oito anos conversam no quarto.
O menino perguntou para a menina:
- O que você vai pedir no Dia das Crianças?
- Eu vou pedir uma Barbie, e você?
- Eu vou pedir um O.B.!
- O.B.?! O que é isso?!
- Nem imagino, mas na televisão dizem que com O.B. a gente pode ir à praia, andar de bicicleta, andar a cavalo, dançar, ir ao clube, correr, fazer um montão de coisas legais, e o melhor... sem que ninguém perceba!!!