sexta-feira, 8 de fevereiro de 2008

Um poema às sextas!

Com o fogo não se brinca, Adília Lopes (do livro Um jogo bastante perigoso, 1985)

Com o fogo não se brinca
porque o fogo queima
com o fogo que arde sem se ver
ainda se deve brincar menos
do que com o fogo com fumo
porque o fogo que arde sem se ver
é um fogo que queima
muito
e como queima muito
custa mais
a apagar
do que o fogo com fumo

A imagem do ano de 2007


A imagem de um soldado americano num bunker no Afeganistão foi a vencedora do prêmio World Press Photo 2007. A imagem clicada pelo britânico Tim Hethrington foi publicada na Vanity Fair.

Segundo o presidente do júri, Gary Night, a foto "afeta a todos. É a imagem de um homem no limite". O jurado descreveu a foto como sendo o "cansaço de um homem e de uma nação".

Em tempos de eleições nos EUA poderíamos nos perguntar: do que mais estariam cansados os americanos? E o resto do mundo? Do que se cansou?

quarta-feira, 6 de fevereiro de 2008

A superterça nos EUA e no Brasil

Ontem aconteceu a “superterça” nos EUA, dia de votação para as primárias em mais de vinte estados. No Brasil a “superterça” foi de carnaval (que beleza!).

Para ilustrar esse importante dia em apenas uma imagem e mostrar como uma coisa tem tudo a ver com a outra, escolhi a foto abaixo:

Carla Perez depositando seu voto na urna

segunda-feira, 4 de fevereiro de 2008

Fábio Almeida contando gotas!

É com mucho gusto que anunciamos a nossa mais recente contratação. Direto das rodas de samba de São Paulo, do Rio de Janeiro - ou de qualquer lugar do planeta onde exista uma boa batucada – Fábio Almeida passa a integrar o time do Conta-Gotas Cotidiano.

O nosso “colaborador associado” recusou ofertas milionárias do Japão, EUA, Oriente Médio e optou por ficar conosco e contar algumas gotinhas de vez em quando, tratando de música, variedades, noite, cervejas... e de tudo o que quiser!

Seja bem-vindo, Fábio!!

Para começar a sua fase “oficial”, o texto abaixo sobre o “carnaval” (essa rima é tão pobre, coitada, que até parece “estrofe” de samba-enredo!).

Carnaval, sem ilusão!

carnaval sm (ital carnevale) 1 Folc Período de três dias de folia que precede a quarta-feira de cinzas, durante o qual, com o afrouxamento das normas morais, se dá o irromper de recalques, por meio de danças, cantos, trejeitos, indumentária diversa da habitual etc. No Brasil aparecem após a guerra do Paraguai, como forma nova do entrudo (Antigo folguedo carnavalesco que consistia em jogar água nas pessoas circundantes). 2 Folguedo, orgia. 3 Mascarada.

O carnaval – baseado em dados do Sebrae/RJ – movimenta mais de 1 bilhão e meio de reais, gera 100 mil postos de trabalho e traz pra cidade, naquela do entra e sai, uns 670 mil turistas. E, durante quase todo o ano, a festa gera 60 mil empregos permanentes e beneficia o comércio, a indústria e o turismo, desde o setor editorial e gráfico até o da música, chegando inclusive à fabricação de instrumentos musicais.

Como turismo e diversão, acho o carnaval fantástico; porém, como saudosista e apreciador do samba que sou, não vejo o carnaval trazer nenhum benefício para a música. Quem se lembra do samba-enredo vencedor do ano passado? Qual foi o último a cair na boca do povo? Que eu me lembre, o da Gaviões em 95, e lá se vão 13 anos. Os sambas são corridos, as melodias são simples e as letras vazias.

Hoje as escolas de samba viraram empresas, muitas vezes financiadas por dinheiro sujo do tráfico e do jogo do bicho; virou vitrine de modelos, artistas e aspirantes a celebridades. As agremiações ficaram presas à programação e às vontades da Rede Globo. As comunidades que outrora eram as estrelas da festa, hoje ficam em segundo plano, servindo de pano de fundo para a política de interesses da direção das escolas.

Os grandes sambistas, que em sua maioria ajudaram a fundar e divulgar as escolas de sua comunidade - Paulinho da Viola na Portela, Beth Carvalho e Cartola na Mangueira, Martinho da Vila na Vila Isabel - com o tempo se afastaram, ressentidos do rumo que as coisas tomaram. Chegou-se ao extremo de a Beth Carvalho ter sido impedida de desfilar no ano passado e de a Velha Guarda da Portela, há coisa de uns 2 ou 3 anos, não ter desfilado porque o carro alegórico quebrou e porque atrapalharia a evolução se desfilasse no chão. Querem desrespeito maior do que esse?

Claro que o Carnaval no Brasil não se resume apenas as escolas de samba do Rio e São Paulo. Há os trios elétricos do Nordeste, os desfiles do Amazonas e outras manifestações regionais. Porém, essas manifestações ainda preservam, de certa forma, a cultura daquele lugar, e a música tocada no carnaval está presente em todos os meses do ano.

O desfile das escolas de samba é, sem dúvida, um espetáculo dos mais belos do mundo, porém manchado pelo jogo de interesse daqueles que o administram.

Pra terminar deixo a letra de um samba que Elton Medeiros compôs em 1968, descontente já naquela época com o rumo que as coisas estavam tomando.

Sem Ilusão (Elton Medeiros - 1968)

No Carnaval / Não vou querer me fantasiar / Não vou querer me vestir de rei / Nem quero mais colorir a dor / E se alguém quiser me aplaudir / Vai ter que ser assim como eu sou / Não vou dizer que não vou nem brincar / Só não quero é enganar o meu coração / No carnaval não vou mais sair sorrindo / Me divertindo só pra desabafar / Três dias pra sorrir e um ano pra chorar / Mas dessa vez a ilusão não vai me pegar / Mas dessa vez a ilusão não vai me pegar

domingo, 3 de fevereiro de 2008

Britânicos acreditam que Sherlock Holmes existiu de verdade; Churchill seria ficção

Vejam esta nota da Agência France Press. Parece delírio de Carnaval.

"A maioria dos britânicos pensa que o detetive de ficção Sherlock Holmes existiu de verdade, mas 23% deles acreditam que o ex-primeiro-ministro Winston Churchill foi um personagem fictício, segundo uma pesquisa divulgada neste domingo.
Winston Churchill, primeiro-ministro britânico de 1940 a 1945 e depois de 1951 a 1955, é um personagem fictício segundo 23% dos consultados, assim como Cleópatra (4%), Gandhi (3%) ou o escritor Charles Dickens (3%), segundo a pesquisa realizada para a rede UKTV Gold.
Já 58% dos participantes crêem que o detetive Sherlock Holmes, personagem criado por Arthur Conan Doyle em 1887, existiu na realidade."

Eu já sabia!

Postado também no Pandegão.

A Motorola lançou o celular "RAZR2 V8 Luxury Gold Edition" em campanha internacional. O anúncio publicitário conta com o garoto propaganda, que se diverte nas horas vagas jogando futebol, David Beckham segurando uma cobra juntamente com o produto.

Duas perguntas que não querem calar são:
1. Quando ele desliga o celular ele fecha a cobra e guarda onde?
2. Se a cobra tem vibra-call, o garoto propaganda não deveria ser o Richarlyson?

hehehe

Logo logo ele vem se tratar no REFFIS. hahahahaha
________________________________________
fonte: Terra
foto: Divulgação