sexta-feira, 18 de junho de 2010

Saramago e a Morte

Em 2005 José Saramago lançou As Intermitências da Morte, romance em que a Morte, na forma de uma mulher, resolve fazer greve. Sim, a Morte resolve parar de trabalhar em represália ao tratamento odioso que os humanos têm em relação ao seu job!

Pois hoje, quase 10 anos depois, a Morte bateu a porta de seu mentor sindical e executou seu trabalho.


“No final, descobrimos que a única condição para a vida existir é a morte”
José de Sousa Saramago
(16/11/1922 – 18/06/2010)

quarta-feira, 16 de junho de 2010

Aos 20...

Hoje no almoço, com alguns amigos do trabalho, conversávamos sobre as certezas que tínhamos aos 20 anos.

Aos 20 anos achamos que somos donos do mundo, temos uma carga de arrogância em relação aos mais velhos, aos mais novos e a tudo que venha confrontar nossas aspirações.

O tempo passa e essas certezas vão caindo uma a uma. Hoje, beirando os 30, tenho poucas certezas, se é que as tenho!

Mas é engraçado refletir sobre como uma década de escolhas, sejam certas ou erradas, nos moldam e nos levam a caminhos que - quase sempre - não imaginávamos.

O peso de uma escolha hoje é 1000 vezes mais pesada, mas ela vem com muito mais cautela e uma certa dose de experiência.

Dar-se conta disso é ter a certeza de que os tombos e as vitórias alcançadas valeram e sempre valerão a pena.


terça-feira, 15 de junho de 2010

A Mulher Geminiana

Umas das características mais marcantes de pessoas do signo de gêmeos é a INSTABILIDADE. Tal atributo, porém, não implica em ter desvio de caráter. A questão é que tanta inconstância acaba sendo essencial para compor todo o charme do signo de gêmeos.O problema é quando juntamos tudo isso com a famigerada TPM e... voilá! Entra em cena a mulher que resolve tudo com o cérebro e não com o coração, que cansa facilmente de uma vida monótona, que quer mudança, ou resumindo, a mulher geminiana.




A capacidade de colecionar amizades dos geminianos é imensa e juntando com o sex appeal feminino, imaginem no que vai dar. A mulher de gêmeos tem a capacidade de dar atenção aos seus incontáveis amigos, e ao mesmo tempo some no ar deixando eles falando sozinhos. E nem assim eles conseguem ficar bravos. É melhor aceitar esse jeito peculiar do que perder a convivência com alguém tão bem humorado e inteligente.

No que diz respeito a relacionamentos a confusão se torna um pouco pior. É quase regra se apaixonar todos os dias e nem sempre pela mesma pessoa, ou por uma só. Ser companheira de outro geminiano então? AIMINHANOSSA! Difícil de dar certo, experiência própria. Diariamente nasce um turbilhão de sentimentos e nem sempre eles batem. Ou seja: discussões atrás de discussões. Mas na amizade, nada melhor que um bando de geminianos reunidos, pois todos se compreendem de uma forma ou de outra!

O bom da mulher de gêmeos é que ela não se importa de partir para a conquista, e quando se apaixona (por um longo tempo) acompanha seu amor onde quer que ele queira ir, além de adorar agradar o parceiro com presentes o tempo todo. Este companheiro também deve se mostrar interessado, convencendo dia após dia que ela é a mulher da vida dele. A geminiana quer um homem previsível que sempre a agrade com o óbvio quando ela precisar ou quiser, mesmo sem ela admitir quando isso acontecer.

O ciúmes jamais é admitido, apesar de muitas vezes ser excessivo (sem ser destrutivo). Em compensação, vai ter um ciuminho da geminiana pra você ver! É como se você testasse o relacionamento e desse a sentença de morte para ele!! Elas querem liberdade, abertura para fazerem o que pretendem e com quem quiserem, além de não suportarem correntes! Não esqueçam que o elemento do signo é o ar, que já subtende ser livre e estar por todo o canto. Não estou falando de ciúmes só de casais hein, de amizade e convivência familiar também!

Palavra chave na vida de uma geminiana é MUTAÇÃO, ou seja, todos se deparam com uma mulher nova a cada momento. Não é questão de mudança de personalidade, o que ocorre é a manifestação de várias delas. Somos 2, 20, 200, ou até 2000, depende do dia. Isso faz com que sejamos surpreendentes, para o lado bom ou ruim. Por isso frisei a TPM no início desse texto. A famigerada mudança de comportamento que atinge a maioria das mulheres de qualquer signo, influencia ainda mais a mulher de gêmeos, pois seu humor oscila ainda mais.

Sempre atentas às novidades, as mulheres de gêmeos são versáteis, utilizando sempre coringas no dia-a-dia, tanto nas roupas, quanto nos acessórios e nos utensílios domésticos. Tudo lhes faz a cabeça desde que lhe caia bem.

Falando em utensílios da casa, se tem uma coisa que não é para a vida da geminiana são as tarefas do lar. Ser “Amélia” está meio fora de cogitação, apesar dela tentar. Inclusive, o homem que espera uma dona de casa vai se decepcionar na mesma hora. Ela é uma companheira intelectual e nada caseira.

Inteligência, perspicácia e ironia andam juntas com a energia mental gasta em excesso. Além do turbilhão diário de sentimentos, há uma tempestade de idéias, a chamada brainstorm. O problema é que às vezes são tantas idéias, tantas propostas, tantos planos e pensamentos que as coisas podem em grande parte do tempo, ficar pela metade.





Maldita ou bendita MUDANÇA diária nessas mentes instáveis... a questão é que GEMINIANOS NÃO SÃO FÁCEIS DE SE LIDAR, PORÉM SÃO ENCANTADORES.Para finalizar este texto de uma mulher que tem orgulho de ser geminiana, uma frase que condiz muito com a essência deste signo:

“Nada poderia ser mais diferente de mim do que eu mesmo” (André Gide, pintor cubista)

Texto publicado originalmente no dia 24/05/2010 no blog http://coracaogeminiano.blogspot.com/ onde escrevo em conjunto com o amigo e também jornalista Rodolfo Poppi. Foi escrito aqui no CGC com pequenas modificações.

PêEsse: só para dizer que hoje faço desaniversário e que sou uma mulher geminiana nata.