sexta-feira, 19 de outubro de 2007

O gato tá chegando!

Caros contadores, é com imensa satisfação que o Conta-Gotas Cotidiano anuncia a contratação de mais um profissional do blog para a sua horda. Trata-se de Bruno Silva, 26, campineiro, publicitário, fotógrafo, ponta-esquerda e corinthiano.

O rapaz foi garimpado de seu blog independente, o “Pândegos & Patuscos”, e lá de Campinas vai contribuir conosco com o Gato Morto Neles. Nessa coluna, o ilustre blogueiro elege indivíduos ou coletivos que durante a semana, por algum ato, desato, ou simplesmente pelo fato de ter nascido, merecem apanhar com gato morto até o bichano miar.

Seja muito bem vindo Bruno. E logo logo o gato desce do telhado!!!

terça-feira, 16 de outubro de 2007

Memória. As propagandas nos anos 50 e 60!

Dando seqüência a nossa série “Memória”, seguem duas propagandas veiculadas com freqüência no final dos anos 1950 e início da década seguinte.

O período de Juscelino Kubitschek viu aumentar consideravelmente o processo de urbanização impulsionado pelo crescimento industrial. Junto com os “produtos pesados”, os bens de consumo começaram a ser fabricados em maiores quantidades. Para vender os novos produtos, as agências de publicidade se esmeravam para divulgar as diversas marcas.

Reparem a alegria da dona de casa, satisfeita com os novos produtos Walita, num cartaz do ano de 1960. Ela “tinha tudo” e, a tomar a intenção da propaganda, despenderia menos esforços nas tarefas domésticas.

Além das “maravilhas eletroeletrônicas”, os cosméticos e produtos de beleza em geral invadiram o mercado consumidor das grandes cidades brasileiras. Propagandas do sabonete Lever, com Brigitte Bardot, cremes de todos os tipos, além, é claro, das “fórmulas para fortalecimento”.

O anúncio dos comprimidos “Vikelp” sinalizava para os novos valores estéticos, após a 2ª. Guerra Mundial.