terça-feira, 10 de agosto de 2010

Ofertas do dia!

Pedro Malasartes, burlão e astucioso, o famoso 171. Personagem de muitos causos no folclore brasileiro.

segunda-feira, 9 de agosto de 2010

"A arte só existe porque a vida só não basta!"

Terminada a oitava edição da FLIP, de volta a São Paulo, só o corpo, porque a mente ainda deve estar rondando pelas ruas coloniais de Paraty.

A idéia era ter mandado mais postagens de lá, no entanto, na pousada não tinha sinal algum de telefone e muito menos de internet, e no meio da cidade e da “muvuca”, não dava pra se concentrar tanto ao conectar a internet e tentar escrever alguma coisa.

Mas vou deixar algumas impressões do que vi e vivi na Festa.

Além da Conferência de Abertura com FHC, dissertando sobre Gilberto Freyre, assisti a mais 5 mesas, 2 com temas ligados ao homenageado da edição; Além da Casa Grande, que discutiu outras obras do autor e Gilberto Freyre e o século XXI, que abordou a importância de sua obra nos dias de hoje. As outras foram: Alguma Poesia, leitura de poemas de Drummond; Em Nome do Filho, com Salmon Rushdie, abordou alguns pontos de sua carreira, a perseguição política e religiosa e o novo livro inspirado em seu filho mais novo; e Gullar, 80, homenagem aos 80 anos do poeta Ferreira Gullar.

As mesas duram cerca de 1 hora e quinze, acho que tempo suficiente para não ficarem chatas, deixam sempre aquele gostinho de quero mais.

(Mesa Gullar, 80 - Pra mim, a mais emocionante, ouvir suas histórias e poemas, sentir sua vivacidade valeram todo o evento. A frase título deste post foi proferida por ele durante a mesa.)

O evento é bastante democrático, tem para todos os bolsos e gostos. Quem quiser se aventurar, mesmo sem ter ingresso para as mesas, consegue acompanhar tudo que rola no telão que é disponibilizado na tenda externa, é só ter disposição e concentração.

Nas imediações da tenda principal, tem muitas atividades gratuitas, muitos poetas e escritores vendendo suas obras, músicos, figuras e mais figuras curiosas.

A noite é convidativa, os restaurantes e bares charmosos, bem decorados, com um clima boêmio e romântico irresistível. Um fato curioso é que deve ser a cidade com o maior número de banquinho e violão por m2 do Brasil.

(Ao lado da minha namorada e companheira de viagem, curtimos cada minuto intensamente, em certos momentos a overdose de informação era digerida, obviamente, numa mesa de bar)

O evento deixou saudades, a cidade das ruas de pedra também.

Quando vai ser a próxima mesmo?

domingo, 8 de agosto de 2010

E lá vamos nós...