sexta-feira, 3 de outubro de 2008

Pra embalar o fim de semana!

Para iniciar as homenagens ao centenário do mestre Cartola.

E para o fim de semana brilhar!

O Sol Nascerá, parceria com Elton Medeiros, interpretada pelo poeta de Mangueira, no programa Ensaio da TV Cultura.


“A sorrir eu pretendo levar a vida...”

quinta-feira, 2 de outubro de 2008

O difícil acesso à leitura

Costumo pegar livros regularmente na biblioteca da Moóca, e, no último ano foi considerável o aumento do acervo e a quantidade de livros novos comprados pela prefeitura. Fato que não acontecia há muito tempo.

Numa conversa com o Anderson, ele pediu que eu comparasse com a biblioteca de Afogados - "de repente tem alguma raridade e coisa e tal" - demorei um pouco, mas hoje dei uma passada para cumprir a missão.

A constatação é triste. Apenas uma sala, cinco ou seis estantes e pouquíssimas opções, de diferente e mais novo, só alguns livros da cultura e do folclore pernambucano (que creio eu, devam ser oriundos de doações).

Numa cidade de pouco mais de 40 mil habitantes, onde não há livraria, banca de jornal, a biblioteca é carente, mas que o último sucesso da banda de forró toca em toda esquina.

Como incentivar alguém a ler?

O lugar de Alckmin

O candidato a prefeito do PSDB parece que não irá mesmo para o segundo turno em São Paulo. Independentemente das divisões internas do tucanato paulista o caso do ex-governador e ex-candidato a presidente é emblemático: é um político que definha. Nas eleições presidenciais ele teve no 2º turno menos votos que no 1º. Para quem foi governador do maior Estado da federação – e bem avaliado – , ficar fora do 2º turno é uma desonra.

O fato é que Alckmin nunca foi estrela de primeira grandeza na política brasileira ou mesmo paulista. Assumiu o governo de SP após a morte de Covas. Herdou a última parte do mandato e, sem adversários naturais no momento em que Serra disputava contra Lula em 2002, tornou-se o governador.

Em 2006 impôs-se ao PSDB. Em 2008, a mesma coisa. Agora talvez Pindamonhangaba, sua cidade natal e onde foi prefeito, volte a ser considerada em seu horizonte.

O candidato, sempre apresentado como uma vestal da política, tem mais ambições do que sua aparência sugere. O problema é o tamanho das suas pernas. A eleição diz a Alckmin o tamanho de sua estatura política: sem herdar nada de um líder como Covas e sem o apoio da máquina que está com Serra, Alckmin é um nome simpático e sem votos. Bateu no teto.

Para ver, ouvir e baixar

(1024x768)
Clique na imagem para baixar o seu exclusivo wallpaper CGC



No Clipe da Semana, o primeiro Clan de formandos...

quarta-feira, 1 de outubro de 2008

Eleições 2008

Estamos na boca da urna, a 4 dias das eleições municipais. Preocupado com os botões que você vai apertar no próximo domingo, quero compartilhar algumas informações bem interessantes sobre os vereadores - a maioria à espreita da reeleição - de nossa pobre São Paulo.

A ONG Transparência Brasil, organização dedicada ao combate da corrupção, realizou durante 5 meses o estudo chamado Projeto Excelências. Nesse trabalho, a TB analisou os 3.021 projetos apresentados pelos vereadores paulistanos entre 2005 e setembro de 2008. Desse número, 40% foram considerados irrelevantes para a cidade. Dos 892 projetos aprovados, 77% (686) têm pouco, ou nenhum, impacto na vida dos cidadãos.

Foram considerados ‘relevantes’ projetos para saúde, meio ambiente, comércio, trânsito e educação entre outros. São ‘irrelevantes’ propostas sobre homenagens, fixação de datas comemorativas, nomes de ruas e de outros bens públicos.

E já que a ONG chama-se Transparência Brasil, nada mais justo do que dar nome aos bois, e ligá-los as suas benfeitorias. Russomano (PP) e Agnaldo Timóteo (PR), por exemplo, querem dar as honras da Casa Legislativa ao humorista Ronald Golias. Timóteo também propôs mudar o nome da rua Itapaiuna, na Vila Andrade, para rua Jurado Pedro de Lara (!!!). A “Mulher do Samba Paulistano”, o “Jornalista de Bairro”, os “Sommeliers, Enófilos, Enólogos e Baristas”, os “Anões”, o “Grito de Carnaval Reggae” e o sensacional “Atleta de Sinuca e Bilhar” tem o seu dia. Graças respectivamente a Claudete Alves (PT), Myryam Athiê (PDT), Russomano (PP), Antonio Carlos Rodrigues (PR), Adolfo Quintas (PSDB) e Farhat (PTB). Infelizmente o “Dia do Cão Amigo”, proposto por Claudinho de Souza (PSDB), e o “Dia do Orgulho Heterossexual”, de Carlos Apolinário (DEM), não foram promulgados.

O estudo traz um ranking dos vereadores que mais apresentaram e aprovaram projetos “inúteis”. O líder é Ademir da Guia (PR); 93,3% das propostas do vereador não tem impacto concreto no dia a dia do paulistano. Acompanham o palmeirense no top 5: Edivaldo Estima (PPS), Claudete Alves (PT), Ricardo Teixeira (PSDB) e Eliseu Gabriel (PSB).

Na outra ponta da tabela estão: Tião Farias (PSDB), Roberto Tripoli (PV), Atilio Francisco (PRB), Noemi Nonato (PSB) e Jorge Borges (PP). A Prefeitura de São Paulo também está bem cotada, dos 137 projetos de lei levados à Câmara Municipal, todos considerados relevantes, 85% foram aprovados.

O que mais assusta, se é que dá pra ficar mais assustado, é o nível de produtividade dos legisladores. A Transparência Brasil registrou que 91,4% das atividades da Câmara Municipal são irrelevantes para a cidade. No período analisado, foram apresentadas 379 propostas de homenagens, 346 aprovadas; 147 projetos de datas comemorativas, 104 aprovados. Em compensação, no mesmo espaço de tempo foram propostos 192 projetos para a saúde e 104 para o trânsito. Desses, apenas 30 foram promulgados para a saúde e 10 para o trânsito.

Curiosidade: em nenhum dos 3.021 projetos aparece os termos “corrupção” ou “propina”. Exceção feita a 6 heróicos textos que mencionam “improbidade” e “transparência”, mas nenhum deles foi aprovado! Confira aqui a produção legislativa de cada vereador.

A verba da Câmara Municipal de São Paulo é de R$ 310 milhões, R$ 5,64 milhões por vereador. Segundo o Projeto Excelências, “uma das Casas Legislativas mais caras do mundo para bolso dos cidadãos”. Tudo isso para fiscalizar o Executivo, legislar sobre tributos locais (IPTU, ISS, taxas), orçamentos anuais e plurianuais e concessões de serviços públicos entre outras – de acordo com a Constituição.

Para visualizar o estudo completo clique aqui.

As informações são do portal IG.

PêEsse: Esse texto tem como única finalidade divulgar o trabalho da ONG Transparência Brasil, sem qualquer ligação com a mesma, e informar nossos leitores sobre o que acontece na obscura e distante Câmara dos Vereadores. O post não visa prejudicar ou ajudar nenhum vereador citado pleiteante mais uma vez a cadeira legislativa.

... mas se a carapuça servir...

terça-feira, 30 de setembro de 2008

Sobre a liberdade

Vejam a analogia a respeito dos graus de liberdade de algumas culturas, apresentada por Gaudêncio Torquato, colunista do Estadão, e publicada no último domingo (28/09).

Os franceses amam a liberdade como à amante, a quem se ligam de forma apaixonada e de quem se separam após violenta briga.

Os ingleses amam a liberdade como a uma esposa fiel, tradicional, com quem mantêm sólida relação, mesmo sem volúpia.

Os alemães amam a liberdade como a uma avó abençoada, a quem reservam o melhor cantinho da lareira, onde geralmente costumam esquecê-la.

Os brasileiros prezam a liberdade como as muitas namoradas que costumam colecionar no vigor dos 18 anos.

Da série “Estereótipos”!

segunda-feira, 29 de setembro de 2008

Trabalho, futebol, forró e cerveja...

No último sábado, participei de um seminário de vendas com as duas empresas que estamos prestando serviço aqui em Pernambuco.

Naquela tradicional apresentação dos participantes (cerca de 45), o palestrante perguntou o time de cada um.

Tinha gente de todos os cantos do Nordeste, ratificando todas as pesquisas e contrariando as minhas previsões, foram Flamengo e Timão os mais citados, seguidos por Palmeiras, São Paulo e Sport. Ainda foram lembrados Santa Cruz, Náutico, Santos, Ceará, Bahia, Botafogo e Vasco.

É a força da TV e a confirmação que brasileiro gosta de sofrer (brincadeirinha).

O melhor desses encontros é a confraternização pós-evento. Depois de um sábado de trabalho, a noite se estendeu até os primeiros raios solares do outro dia.

fachada do bar

Ao som de um delicioso forró pé de serra, os nordestinos não botavam fé na boemia dos paulistanos. Acabou-se a cerveja, o gelo, os caldinhos e “fechamos” dois bares. Afogados da Ingazeira tremeu, parecia até que o mundo ia acabar, tamanha era a sede dessa turma.

Uma noite intensa de farra, daquelas que ficam na memória por muito tempo.

Pra começar a semana

A semana que passou não foi muito produtiva na nossa redação, tanto a matriz em São Paulo (desfalcada do hermano Anderson) quanto a afiliada no Nordeste deixaram algumas lacunas, salvo nosso bravo editor Edu Zanardi.

Estamos de volta, e espero, com força total.

Pra iniciar a semana: um sambinha de um mineiro esperto. Vander Lee e a futebolística Galo e Cruzeiro, interpretada no programa Zoombido do Canal Brasil, comandado pelo inimigo do rei Paulinho Moska.


Boa semana a todos!