sexta-feira, 14 de agosto de 2009

Pra embalar o fim de semana...

Uma animação maneira de Cacinho ao som do mineiro Dudu Nicácio e do carioca Rodrigo Braga que formam o Dois do Samba.

Uma crônica do malandro que apenas "finge" não querer se amarrar!

quinta-feira, 13 de agosto de 2009

Globo X Record

Até onde vai essa briga Globo X Record?

Quem é vilão e quem é mocinho?

A rede do plim-plim sempre começa esses ataques contra a Universal quando começa a perder terreno e a audiência da Record começa a incomodar.

Por outro lado sabemos que os métodos e os negócios do bispo Edir Macedo são questionáveis e é notória a exploração dos fiéis em suas igrejas.

A Rede Record se defende das acusações e também ataca a Vênus platinada colocando no ar trechos do documentário (proibido) Muito Além do Cidadão Kane, produzido pela inglesa BBC, assistido por 9 em cada 10 universitários no primeiro ano da faculdade e vendido nas barracas de filmes alternativos da Rua Augusta.

A Globo também não deixa de ser suja e o seu efeito manipulador, outrora gigantesco, ainda continua surtindo efeitos.

Não acho que com essa história a audiência da Record ou o número de fiéis da Universal vá diminuir. Se fosse assim as duas já não existiriam.

Não passa de uma briga pela audiência, pelos maiores contratos de publicidade, pelo maior casting de artistas, pelos direitos de eventos esportivos.

Feito o estardalhaço ninguém falará mais nisso!

terça-feira, 11 de agosto de 2009

À la Tutty

Minha mãe sempre disse que tudo o que desejamos de mal para os outros pode voltar contra nós, mas essa é daquelas que o Tutty Vasques não perdoria...

E o CGC sai na frente dessa vez ; )

Deu no Terra: "A vírus Influenza A (H1N1) infectou pela primeira vez um deputado federal. Foi confirmado nesta terça-feira que o parlamentar Capitão Assumção (PSB-ES) está com a doença. Na Casa, há a suspeita de que outros dois parlamentares também tenham sido infectados pela nova gripe, segundo a assessoria de imprensa da Casa..."

AH SE ESSA GRIPE PEGA POR LÁ!

O elogio da ignorância


Não é de hoje que se vê, em várias partes do mundo, aquilo que se chama de “elogio da ignorância”. Trata-se da apologia, por princípio, de tudo aquilo que pode ser avesso a: conhecimento, leitura, estudo, reflexão, discussão etc.

É tudo coisa de “intelequitual”.

Há uma clara inversão de valores: bom mesmo é não estudar, não ler, não pensar, não debater...

Essa conversa é batida e antiga. Mas tenho a impressão que, de uns tempos pra cá, o elogio da ignorância se tornou mais frequente entre nós.

Em meio a outros fatores, há a oposição (às vezes falsa) criada entre os nossos dois últimos presidentes: o “professor” FHC e o “operário” Lula. Alguns méritos deste são por vezes atribuídos ao seu “saber-fazer” adquirido no dia-a-dia da fábrica (?) e, ao mesmo tempo, contrapostos a certa “ineficiência” daquele, derivada de sua vivência intelectual, alienada e distante do “mundo real”.

Mas isso é outro papo...

Na verdade, o que me incomodou mais recentemente foi o comportamento de uma guia de turismo que conheci em Fortaleza há alguns dias. Não que exista algum comportamento de guia turístico que me agrade, mas...

Bastante simpática, a moça nos contou a vida do Patativa do Assaré. Mais do que sua obra ou a força de sua figura para os cearenses, interessou à Bibi (o nome da guia) ressaltar que Patativa jamais estudara. Não se tratava de uma informação biográfica, mas, estranhamente, de um mérito do poeta.

O tom não era do tipo: “Apesar de não ter podido estudar, o Patativa do Assaré se tornou um dos maiores ícones da cultura...”. Não! Era algo como: “ele não estudou e fez o que fez, enquanto um monte de gente que estuda não tem tal capacidade”.

O que ela quis dizer?

Fiquei imaginando uma criança ouvindo a sua exposição e as seguidas vezes em que ela opôs a genialidade daquele artista à educação formal, como se esta sufocasse aquela ou como se se tratassem de coisas antagônicas.

Posso estar enganado, mas tenho a impressão que a ausência de educação formal, de alfabetização, por si só, não pode ser transformada em virtude, mesmo diante das nossas tão criticadas escolas. Não sei que mal à genialidade pode fazer a alfabetização, o estudo e os conhecimentos construídos nas salas de aula.

segunda-feira, 10 de agosto de 2009

Para ver, ouvir e reclamar

(1024x768)
Clique na imagem para baixar o seu exclusivo wallpaper CGC


No Clipe da Semana, o síndico da banda...

Som, Fúria e youtube!

Ontem, numa viagem pelo youtube, assisti aos doze episódios da série Som e Fúria, exibida recentemente pela Rede Globo.

Que coisa maravilhosa de se ver, atores excepcionais com atuações impecáveis.

Andréa Beltrão, exuberante! Felipe Camargo, deu o tom e provou ser um grande ator. Daniel de Oliveira e Maria Flor, química total. Gero Camilo, sensível e essencial na trama. Pedro Paulo Rangel, impagável. Dan Stubalch e Rodrigo Santoro roubam a cena em alguns momentos. Fica difícil citar todos.

Vale (muito) a pena assistir, por enquanto só no youtube, mas a qualidade da imagem está muito boa.