sábado, 7 de junho de 2008

A foto da semana!

E o som rola solto... no Jardim Ângela, durante a Expedição dos Mananciais.



Extraída do Flickr de Iron Mantovanello, um amante da fotografia!

Tirinha do Jean Galvão


Dica de Mariana Valeiro e extraída do Brazil Cartoon.

quinta-feira, 5 de junho de 2008

Musicateca

Semana passada, tive uma grata surpresa ao visitar a Biblioteca Cassiano Ricardo, no Tatuapé. No mesmo prédio foi montada uma biblioteca temática, voltada à música. Ainda em fase inicial, esta possui um acervo considerável de livros, biografias, songbooks e partituras. Há também alguns DVDs, que podem ser assistidos no local, além de um acervo com todas as gravações feitas em 78 rpm entre 1902 e meados dos anos 60, material que também pode ser “consultado” no local.

Tudo é novinho e o espaço é bastante agradável! Existe um auditório, onde, aos sábados tem apresentações musicais, e uma sala onde são realizados cursos livres de música.

Outro ponto que me chamou atenção foi o bom atendimento (já que se trata de um órgão público). A funcionária, além de demonstrar que entendia de música e cultura, fez questão de frisar que adorava o que fazia. Quem dera os médicos de hospitais públicos demonstrassem esse mesmo sentimento.

Achei uma iniciativa interessante da prefeitura, apesar da pouca divulgação. E segundo informações da funcionária, mais duas bibliotecas temáticas estão quase prontas: uma para cinema e outra para ciências.

Fica a dica pra quem quiser conferir. Eles abrirão novas turmas para o curso de música, com início em agosto, para estudantes entre 13 e 18 anos.

A musicateca fica na Av. Celso Garcia, 4200 (ao lado do Viaduto Azevedo).

quarta-feira, 4 de junho de 2008

O gol!

Num dia em que as emoções estarão à flor da pele, tanto para corinthianos, tricolores, pernambucanos, argentinos e “secadores” de plantão, uma poesia sobre a paixão nacional.


O Gol, Ferreira Gullar


A esfera desce
do espaço
veloz
ele a apara
no peito
e a pára
no ar
depois
com o joelho
a dispõe a meia altura
onde
iluminada
a esfera
espera
o chute que
num relâmpago
a dispara
na direção
do nosso coração.

O lacre da pizza

Sábado à noite, frio e garoa. Sofazão, o velho cobertor Parahyba xadrez, uma Coca-Cola solitária na geladeira e os doze primeiros episódios da 4ª temporada de LOST para assistir. Qual a melhor companhia? PIZZA, é claro!!!

Só que agora meu caro leitor, quando o motoboy tocar a buzininha, ou o interfone disparar, além de ficar atento ao troco, preste bem atenção na embalagem da pizza, pois essa deve estar LACRADA!

Publicado pelo prefeito Gilberto Lakrab em 29 de maio, o projeto de lei apresentado pelo vereador Claudinho (PSDB), obriga que qualquer embalagem de alimento entregue em domicílio deve conter um lacre inviolável. A idéia veio de um morador do bairro da Brasilândia, zona norte de São Paulo, que cansou de receber suas pizzas faltando azeitonas e rodelas de tomate - ausência facilmente detectada pela marca no queijo derretido. Segundo o vereador a lei garante ao consumidor que o produto saia embalado da cozinha, sem ocorrer qualquer truque ou falta de higiene. Sensacional!

Caso seja descumprida a lei, o comprador deve procurar o Procon ou a Prefeitura. A multa para o estabelecimento é de R$ 500,00 e dobra em caso de reincidência. As vistorias ficam por conta da Vigilância Sanitária do Município. As informações são da Agência Estado.

São leis como essa, mais a manutenção do texto da Lei de Biossegurança, que autoriza pesquisas com células-tronco embrionárias, que me faz ter um orgulho danado do meu país. Deus salve a Suécia!!!

terça-feira, 3 de junho de 2008

Da série "Criatividade"

O bom pastor!

domingo, 1 de junho de 2008

A nova guarda do samba

Já escrevi aqui no blog alguns textos sobre figuras da velha guarda do samba. Confesso que faço parte de uma ala saudosista no que se refere ao samba. Vira e mexe me pego reclamando que não existem mais compositores como antigamente. O que não é verdade, tem muita gente boa fazendo música e compondo sambas com qualidade.

O grande problema é que não existe espaço na mídia, exceto em alguns veículos como as rádios USP e Eldorado e a TV Cultura. Isso deixa o grande público refém da programação “jabazista”, conduzida pelos interesses das grandes gravadoras, nas rádios e programas de televisão.

Num cenário musical bastante segmentado e com toda essa revolução na internet, cabe a nós não se prender ao que nos é imposto, e procurar artistas que possam nos trazer novidades.

Escolhi dois representantes da nova safra que estão se destacando e conseguindo renovar o samba sem perder a velha tradição, realizando um trabalho de muita qualidade e bom gosto.

Pedro Miranda – Pedrinho como é chamado nas rodas do Rio de Janeiro, é integrante do grupo Semente, que acompanha a cantora Tereza Cristina em seus discos e shows. Também está à frente do Cordão Boitatá, bloco carnavalesco do Rio de Janeiro.

Cantor e percussionista, é um dos grandes responsáveis pela revitalização musical da Lapa. Lançou em 2006, seu primeiro trabalho solo, Coisa com coisa (DeckDisc), fruto de um trabalho de pesquisa, resgatou sambas pouco conhecidos de bambas do quilate de Chico Buarque, Zé Ketti e Zé da Zilda, trás como destaque a faixa O samba é meu dom, de Wilson das Neves e Paulo César Pinheiro. O samba realmente é o dom desse carioca de musicalidade privilegiada.


Casuarina – Eles são cinco e estão na faixa dos vinte e poucos anos. Daniel Montes (violão de 7 cordas), Gabriel Azevedo (voz e percussão), João Cavalcanti (voz e percussão), João Fernando (bandolim e vocais) e Rafael Freire (cavaquinho) formam o grupo, criado em 2001 e que, em pouco tempo, já tocava nas principais casas da boêmia Lapa carioca. Em 2006 veio o primeiro CD, que leva o nome do grupo e é uma seleção de sambas, em sua maioria, pouco conhecidos, passando por Nelson Cavaquinho, Adoniran Barbosa e Novos baianos.

Agora em 2008 lançam o CD Certidão (Biscoito Fino), que diferente do primeiro, é um trabalho quase todo autoral, das 14 faixas, 10 foram compostas por seus integrantes. Destaque para Certidão, A roda Morreu e Peçonha. Trazem a renovação e o frescor da juventude sem deixar de lado a influência do passado. O grupo demonstra uma maturidade muito grande e além de possuírem ótimos músicos, têm na bela voz de João Cavalcanti a identidade necessária para marcarem seu nome por onde passam.

Quem quiser conferir, tem uma palhinha desses trabalhos em suas páginas no Myspace: Casuarina / Pedro Miranda.