sexta-feira, 15 de janeiro de 2010

Pra embalar o fim de semana!

"Vovó sempre dizia: o mundo é maravilhoso, o ser humano é que não é legal!"

quarta-feira, 13 de janeiro de 2010

Reze pelo Haiti...





Parem as máquinas 2

Ia responder mais uma vez ao texto do Kalil, mas decidi inserir um post na mesma linha do comentário anterior.

Penso que outra coisa interessante sobre os jornais é como a política ainda é o eixo central das análises e os periódicos estão excessivamente alinhados a favor ou contra qualquer coisa. Falo da política, pois na economia já há algum tempo que não existe mesmo qualquer forma de divergência. Não que concorde, mas é uma constatação.

O que representa este alinhamento no campo da política? A simplificação de escolhas e a repetição de slogans na profundidade de um pires.

E isso ocorre não apenas no Brasil. Mas imaginemos se as enchentes de SP fossem com outro governante? Quais seriam as manchetes?

Veja o que está acontecendo com o tal Plano dos Direitos Humanos: a despeito da balbúrdia provocada pelo próprio governo, as linhas editoriais só nos faltam pedir para que façamos um verdadeiro movimento de desagravo às Forças Armadas. Parece que chegará o dia em que teremos que agradecer ao Exército por não permitir a abertura dos documentos sobre a ditadura, pois isso evita o revanchismo.

Ou ainda, solicitar à Katia Abreu, a senadora do agronegócio, que defina o que é ideologia e nos ensine como fazer com as temáticas relacionadas a movimentos do campo.

Não digo que estes temas não devam ser debatidos, mas são tomados a priori como motes para desgastar o governo e, com isso, mesmo contrariando o que pensam, passam a reproduzir como se fosse a própria salvação. Por acaso, a descriminalização do aborto não deve ser debatido? A união civil entre pessoas do mesmo sexo? O acesso à memória e ao passado?

Há exageros, sem dúvida, mas num governo que recua sempre depois que a crítica se torna ensurdecedora, estaremos ainda mais distantes de avanços em pontos que outros países já avançaram. E este é o país do futuro que está chegando?

Outro exemplo: Na Argentina, por oposição a CFK, não se questiona a discussão econômica sobre se o governo deveria ou não usar os recursos estocados no BC para evitar o calote, mas apenas o apoio a um tecnocrata e que pode ferir e desestabilizar ainda mais o governo da presidenta.

Mesmo nos EUA, Obama comeu o pão que o diabo amassou por causa de seu projeto sobre a saúde.

Fico por aqui, pensando que os blogs hoje também representam um espaço arejado e mais democrático, mesmo considerando que em muitos deles as pessoas querem eliminar o oponente e não reconhecer a contradição, fundamento básico de qualquer sociedade que se pretenda minimamente aberta e plural.

terça-feira, 12 de janeiro de 2010

Parem as máquinas?

Para aqueles que, como eu, ainda sujam as pontas dos dedos de tinta quando buscam se informar, algumas notícias:

# Os jornais impressos, com raras exceções, estão diminuindo suas vendagens a cada ano. No Brasil, edições de domingo da Folha e do Estado que esbarravam no milhão de exemplares na década de 90 nem tentam chegar à metade atualmente. Nos EUA, com exceção do Wall Street Journal (que cresceu 0,6%), todos os jornais de circulação nacional perderam leitores no último ano (o New York times perdeu 7,3%). É claro que a crise tem seu peso, mas a tendência de queda já existia.

# Dezenas de jornais regionais fecharam suas portas nos EUA e alguns nacionais estão em retração constante. Exemplo: o Washington Post – do Watergate – fechou suas últimas sucursais em Nova York, Miami e Los Angeles.

# À queda de circulação soma-se a queda de publicidade. No Brasil, no último trimestre, os únicos meios de comunicação que perderam verbas publicitárias foram as revistas e os jornais (10 e 11% respectivamente).

# Na tentativa de não perderem mais leitores para a informação gratuita presente na internet, os jornais tentam de tudo: Rupert Murdoch, dono de diversos jornais espalhados pelo mundo, deu entrevistas afirmando que passará a cobrar pelo acesso on-line das notícias (atualmente apenas o Wall Street Journal faz isso). O Miami Herald pede, ao final de cada uma das notícias de seu site, um pagamento voluntário para manter sua versão impressa.

# Além da concorrência da internet, cresce o número de jornais gratuitos entregues nos semáforos das grandes cidades.

Este fenômeno não é restrito apenas aos EUA e ao Brasil, eu dei exemplos destes dois países por estarem mais disponíveis.

A pergunta que o Estadão faz em suas propagandas sobre o valor que os leitores desejam pagar pelo jornal pode receber a incômoda resposta: nada.

segunda-feira, 11 de janeiro de 2010

Pra começar a semana...

Uma afirmação do bem e um quiz nem tanto...

1) Em meio a discussão sobre a renovação da frota de caças do país, o governo tem tudo para fechar com o modelo francês Rafaele, mas convenhamos, em matéria de avião francês eu sou mais a Carla Bruni!

2) Qual é o mascote da Copa Africana de Nações que está sendo disputada em Angola? O Saci.

PêEsse: mando ou não mando pro Simão??

Mais um pro bando...

Não é só nos clubes de futebol que o mercado está agitado! Não!

Na blogosfera as negociações estão em alta, as ofertas pipocam e os talentos são disputados a cotoveladas monetárias.

Mas o CGC saiu na frente! Após uma longa negociação – que se estendeu por diversos encontros em Fortaleza e Campinas –, nós acertamos a contratação do rapaz-revelação do Vale do Paraíba, Luis Guilherme Kalil!

A partir de hoje, Luis Kalil passa a integrar oficialmente a editoria do CGC, juntando-se ao bando de... xaropetas (para evitar plágio!) da redação.

Natural de Taubaté, morador de Campinas e habitué de Santa Bárbara, o Luis Kalil é historiador e cervejeiro profissional. Do alto de seu metro e lá vai cacetada e de seus vinte e poucos anos, o novo blogueiro é dono de um humor inteligente e ligeiro e de um vasto conhecimento da política nacional, história, literatura, cinema, rock’n’roll, futebol, entre outros temas. À moda antiga, Kalil é um amante do “rádio AM” e santista branco-e-preto!

O novo contratado chega para escrever sobre o que lhe der na telha: política, esportes, música, cinema, amenidades, cotidiano, moda (seria ele parente da Glorinha?). Como ele costuma trabalhar durante a noite e madrugada, quem sabe tenhamos posts novos logo de manhãzinha para debater!!! Tomara!

Seja bem-vindo, Luis Kalil!

Como palhinha, segue abaixo o primeiro post do sexto elemento do CGC!

O culpado pela pirataria

Chineses? Paraguaios?

Não!


A prova cabal de que o culpado pela pirataria no mundo é o... Fidel Castro!