sábado, 13 de outubro de 2007

Algumas semanas atrás...

... em Nova York, durante a 62ª Assembléia Geral da ONU:

Os quadrinhos foram retirados da série "Encontro Anual dos Donos do Mundo", de André Dahmer.

sexta-feira, 12 de outubro de 2007

Sobre o tempo

Num dia de feriadão, a cidade vazia, com ruas e restaurantes mais calmos pude reler um texto breve de Epicuro, a Carta a Meneceu (ou Carta sobre a felicidade, Ed. Unesp).

Correndo o risco de transformar uma reflexão mais densa em um comentário que beira a auto-ajuda há um trecho que gostaria de partilhar:

"Nunca devemos nos esquecer de que o futuro não é totalmente nosso, nem totalmente não-nosso, para não sermos obrigados a esperá-lo como se estivesse por vir com toda certeza, nem nos desesperarmos como se não estivesse por vir mais".

Epicuro (341-270 a.C), nesta breve sentença, parece mais contemporâneo do que nunca. Em tempos muito próximos de nós as reflexões deterministas produziram um discurso da inevitabilidade. A idéia de que a vida é imponderável apenas reforça nossa angústia e nossa responsabilidade diante de escolhas contínuas e cotidianas.

Nada esperar não significa nada fazer. Da mesma forma, invertendo a sentença, tudo fazer - prática de um discurso utilitarista - não significa obter. No intervalo entre as duas coisas espanta-se o imobilismo, a comodidade ou o desespero que agregamos ao nosso cotidiano.

Não há catástrofes nem redenções prévias: tudo por fazer, sem qualquer forma de garantia. Eis o fardo das escolhas humanas e a beleza que torna a vida única e irrepetível.

quarta-feira, 10 de outubro de 2007

007 e a bond girl tupiniquim

Quando era mais jovem eu adorava o 007. Se alguém perguntasse que eu gostaria de ser quando crescer, na hora respondia: “Bond, James Bond”!

Por incrível que pareça meu 007 favorito nunca foi o Sean Connery, era o Roger Moore. Talvez porque na época em que comecei a entender alguma coisa nos filmes, suas interpretações eram as que mais apareciam na Tela Quente e Temperatura Máxima - Viva E Deixe Morrer (1973), O Homem Com A Pistola De Ouro (1974) e O Espião Que Me Amava (1977) são sensacionais.

Mas vamos deixar o agente secreto favorito de Sua Majestade de lado e falar delas, as Bond Girls! Tudo começou em 1962 com Ursula Andress. De lá pra cá, já foram mais de 70 as moçoilas que passaram pelas mãos do galã inglês, entre elas: Jacqueline Bisset, Kim Basinger, Halle Berry e Denise Richards (minha favorita).

Para a seqüência de Cassino Royale (2006), os produtores Michael G. Wilson e Barbara Broccoli comunicaram que uma das Bond Girls deverá ser interpretada por uma atriz latina. Mais específico, o diretor Marc Foster, gostaria que a candidata tivesse o ziriguidum, o telecoteco e o balacobaco brasileiro. As indicadas: Fernanda Lima e Juliana Paes.

ENQUETE NO CONTA GOTAS. Quem você gostaria de ver na telona (e nos braços de James Bond) no próximo filme, a lindíssima gaúcha ou a voluptuosa carioca? Deixe seu comentário.

Na volta do clipe da semana, lá no rodapé da página, ficamos com Garbage e o vídeo bem bacana de The World Is Not Enough, trilha de 007 - O Mundo Não É o Bastante de 1999.

terça-feira, 9 de outubro de 2007

Notas nordestinas

Depois da incursão ao MS estou terminando, sempre a trabalho, um giro pelo Nordeste. É sempre muito interessante acompanhar a política local pois são muito distantes das visões do eixo SP-RJ-DF.

Breves notas:

1- No Recife está sendo criado na Praia de Boa Viagem um Parque Dona Lindu. Isso mesmo: a progenitora de nosso presidente, a "mulher que nasceu analfabeta" como definiu certa vez Lula, será homenageada num dos pontos nobres da capital pernambucana.

Num comercial de jornal travestido de notícia havia a afirmação de que embora a criação do parque fosse polêmica os investidores imobiliários deveriam aproveitar um lançamento de alto padrão naquela região. Sinceramente achei a "matéria" um retrato significativo da era Lula: a elite não gosta, mas se beneficia. O povo por sua vez, parece que gosta mas não usufrui da mesma forma.

2- Os prefeitos de Recife e Fortaleza são petistas. Comentário de locais: "fazem uma boa administração, mesmo sendo petistas". Estranho como o partido que outrora fora um ponto de apoio, hoje se revela um fardo para os alcaides.

3. Comentário em Fortaleza: a prefeita Luziane Lins, a candidata que venceu a direção petista que não a queria e que foi apoiada e vitoriosa graças ao apoio de nosso amigo Noblat (rs), está apaixonada por alguém em Brasília. Dizem que tem ficado mais tempo na capital federal do que aqui no Ceará. Nem se dignou a vir receber a ministra Marta Suplicy que passou por aqui liberando verbas para reformas em pontos turísticos. Um ponto em comum entre as duas loiras: apaixonaram-se durante suas administrações.

4. Por falar em Marta eis o conteúdo de uma nota da coluna social de um matutino recifense: a "elegante ministra que veio a Pernambuco". Elogios às roupas, à simpatia e alfinetadas aos deslocamentos de helicóptero entre Recife, Porto de Galinhas e outras áreas. Nem parece a mulher do "relaxa e goza" que os paulistanos tanto recordam. Pode ser campanha, pode ser carência de celebridades por estas bandas, pode ser a simples admiração do colunista.

5. Ponto comum nas queixas locais: a violência.

6. Lugar surpreendente em Fortaleza: o Centro Cultural Dragão do Mar. Um lugar de exposições, eventos, bares, restaurantes, cinemas e lazer de qualidade para a população. Pena que as pessoas com algum poder aquisitivo e preconceito na mesma proporção afirmam que é "muito perigoso". É assim que propostas interessantes começam a morrer e as zonas centrais de grandes cidades são abandonadas e deterioradas. Tomara que o rumo do Dragão do Mar, que há vários anos constituiu-se num ponto de referência em todo Ceará, seja diferente.

7. Lula continua em alta por estas bandas. Participando de um debate no Recife também encontrei vários defensores de Chávez. Tudo bem que o venezuelando está investindo, em parceria com a Petrobras, na construção de uma refinaria, mas o sentimento do público que estava no debate se aproximava de uma reverência ao discurso anti-imperialista e pela cassação da concessão da RCTV. Queriam o mesmo com alguns canais de TV aqui.

8. O mar continua lindo, as pessoas receptivas e bem humoradas.