sexta-feira, 21 de maio de 2010

Vamo Batê Lata!

Há 15 anos era lançado Vamo Batê Lata, album ao vivo dos Paralamas do Sucesso, que mudou a carreira da banda e certamente também mudou a minha vida.

Num show vigoroso gravado no (falecido) Palace e mais um bônus de 4 inéditas, entre elas a polêmica Luis Inácio e os 300 picaretas, que chegou a ser proibida na época, e o super hit Uma Brasileira, que foi sucesso absoluto nas rádios e na audiência da MTV.

O disco ultrapassou 1 milhão de cópias (marca impensada para a banda na época) e transportou o trio para um outro patamar no cenário musical nacional.

Lembro que uma colega da escola gravou numa fita cassete o cd pra mim e eu escutava aquilo o dia inteiro. Foi o primeiro CD que comprei na minha vida, isso já em 1996, um orgulho! E devo ter dormido com ele ao lado da cama por alguns dias.

Bom, se eu ficar falando do quanto os Paralamas representam pra mim, esse post vira um livro.

Então, pra embalar o final de semana e comemorar o aniversário do disco. Vamo batê lata, tonel, garrafa d´água. Vamo batê no pulso da artéria da rua...


Dunga inova a engenharia

O ônibus com o maior número de volantes do mundo.

quinta-feira, 20 de maio de 2010

Sensações e certezas!

Caminho a passos lentos pela Av. Paulista, o meu refúgio nos dias de solidão, sempre uma boa companheira para as noites estreladas ou frias de sábado ou ainda para as tardes azuis ou cinzas de domingo.

Ainda envolto em pensamentos sobre o filme que acabo de assistir, minha cabeça fervilha de idéias, preocupações e anseios. Penso no trabalho e na semana que está por vir.

Estou tranqüilo e atencioso ao que se passa em meu redor. Jovens eufóricos com cabelos espetados e coloridos; casais de namorados, alguns visivelmente apaixonados outros nem tanto; um músico se esforça na guitarra para chamar a atenção dos pedestres, me parece em vão; pontos de ônibus cheios, gente de todo tipo de todas as idades; tem de tudo um pouco, me sinto no centro do mundo.

Observo as luzes, prédios decorados e coloridos, janelas acesas, os faróis dos carros compõem a paisagem, a avenida fica mais bela e imponente durante a noite.

No vão do MASP um saxofonista toca uma melodia conhecida, da qual eu não consigo me lembrar o nome, em sua volta uma pequena platéia, paro por um instante, o semblante de admiração das pessoas me arrancam um breve sorriso.

Os bares ainda estão cheios, vozes se misturam em conversas entusiasmadas, fumantes em pé tomam as calçadas e a noite parece, para eles, estar só começando.

Mais um dia termina, estou feliz e em paz, com as energias recarregadas, no entanto com uma sensação recorrente de que está me faltando algo...

O percurso é o mesmo, a mesma avenida, o mesmo cenário, meus pensamentos continuam a mil, só que já não presto tanta atenção ao meu redor.

Na minha mão há outra mão entrelaçada, olhos brilhantes me fitam, aliados a um sorriso que me encanta, estou em paz, feliz... e com a certeza de que não me falta mais nada.

terça-feira, 18 de maio de 2010

La mano de Dios!

"Quem foi que disse que Deus é brasileiro?"

segunda-feira, 17 de maio de 2010

Dio não morreu

Chego na redação hoje pela manhã e o primeiro comentário que leio (da nossa amiga Leslie) é sobre a morte de Ronnie James Dio. Putz, o Dio morreu!

Nunca fui fã do nanico de voz gigante. Mas isso não vem ao caso.

O curioso é que ao deixar a redação e rumar para casa me deparo com o seguinte adesivo no carro da frente...

Foto de Edu Zanardi na Av. 23 de Maio - 17/05/2010 às 18h55

\m/

Antes tarde do que nunca!

Após quase um mês sem dar as caras na redação, num misto de falta de tempo e de inspiração, cá estou eu de volta.

Muita coisa foi manchete, e certamente as mais marcantes foram a eliminação precoce do Timão da Libertadores e a convocação manjada do Dunga para a Copa.

Apesar da opinião tardia, aqui vão meus pitacos:

Quanto ao Corinthians, uma pena. Ainda mais ter sido eliminado pelo Flamengo, num regulamento questionável. É a sina corintiana, e menos mal que apesar de protestos isolados, não houve a revolução que se esperava.

Quanto a convocação, quero deixar registrado que não torcerei pelo Brasil nesta Copa (e já repito isso há algum tempo). E deixo claro que não é por não gostar do meu país, é justamente o contrário.

Já não dá mais pra agüentar os desmandos do Ricardo Teixeira, até quando?

Um Dunga medíocre, apesar de vencedor, mas e daí? Ele pode ser coerente, pode ser o que for, mas mudar de opinião não é nenhum pecado.

É certo que seleção e convocação nunca serão unanimidades, mas do jeito que está, fica muito difícil. Mas, enfim... teremos um país comovido, os famosos patriotas de ocasião, serão dias de churrascos e cervejadas no país do carnaval.

E se realmente existe esquema em Copa do Mundo, pela lógica essa o Brasil não leva. Prefiro não acreditar nisso, mas vai saber...

É isso, vou voltando aos poucos, torcendo para a inspiração rondar de vez em quando!

PêEsse: Meu palpite para a Copa é o seguinte: O título fica entre Argentina ou Espanha; o Brasil ganha da Coréia, empata com Costa do Marfim, perde de Portugal e é eliminado na primeira fase pelo saldo de gols.

3*11=?

Lá pelos idos de 96/97 (quando o Fábio era roqueiro) um videoclipe que passava de hora em hora no Canal 21 chamou a minha atenção. O vídeo mostra uma banda tocando em um fundo prateado, com imagens distorcidas e um japonês com pinta de lutador de sumo sentadão na posição de lótus... Alguém do 1ºE se arrisca a dizer que clipe é esse?

Esse é o clipe da música Down, o mais famoso do Canal 21 e também do 311 – banda de Omaha (NE - EUA) formada em 1990. Bem conhecida e respeitada por lá, mas pouco divulgada aqui no BR.

O som do Three Eleven pode ser definido como funkcore (estilo que bombou no início dos 90) graças a mistura de ritmos, mas o que mais chama a atenção no som dos caras é a forte influência de reggae, por isso costumo dizer que eles são a única banda de “reggaecore” que eu conheço.

Uma curiosidade, quando o 311 estourou em 1995 surgiram boatos de que a grafia do nome era uma apologia a Ku Klux Klan – o K é a 11ª letra do alfabeto, multiplicada por 3 = KKK.

Quiz do CGC: o boato é verdadeiro ou não?

Em quase 20 anos de banda são 9 álbuns de estúdio, 3 coletâneas, 1 ao vivo e 3 DVDs – tudo isso com essa mesma formação acima. Vale a pena uma passadinha no site da banda, recheado de material.

O último trabalho deles é de 2009, chamado Uplifter. E é desse álbum que vem o Clipe da Semana. Hey You é o primeiro single e mostra bem essa mistura de rock e reggae do 311.

domingo, 16 de maio de 2010

Enquete - Resolução da tela

Nova enquete no ar.

Qual a Resolução de Tela que você usa em seu computador?

Os opções estão do seu lado direito >>>

Para Outras respostas, utilize os comentários.

Ajude o CGC a construir um mundo melhor (?).

Obrigado.