sexta-feira, 8 de agosto de 2008

Para embalar o fim de semana

Como diz nosso editor Anderson: “os dias de agosto são sempre cinzas”.

Portanto, para embalar e ensolarar o fim de semana:

O som descompromissado de Jack Johnson, com a canção Upside Down.


Madonna, aqui!!!

O M&M online divulgou o patrocinador master do show de Madonna no Brasil...

Peraí, Madonna no Brasil????

Sim meus caros, após 15 anos de sua primeira e única visita, a popstar deve aportar com a “Sticky & Sweet Tour” em dezembro desse ano. Sem confirmação de datas e locais, especula-se que sejam realizados 4 shows: três em São Paulo, no Morumbi (dizem, já reservado e com o aluguel rendendo R$ 1,5 milhão aos cofres tricolores), e 1 no Rio de Janeiro, no Maracanã.

O patrocínio é da rede de lojas Renner que, segundo o site, desembolsou aproximadamente R$ 10 milhões pela cota principal. A produção é da Time4Fun em parceria com a empresa Live Nation.

É esperar pra ver! E para não perder a oportunidade de ver e ouvir a Rainha do Pop, no Clipe da Semana vamos com uma das minhas favoritas: Secret, do ótimo Bedtimes Stories (1994).

quinta-feira, 7 de agosto de 2008

Campeões de Audiência: Que fim levaram?

Texto de Zé Luiz Soares, publicado em seu blog no dia 01/08. Uma lembrança necessária, de assuntos que caíram (ou quase) no esquecimento.


******
Há um tempo escrevi aqui sobre como certos assuntos que, num determinado momento, ocuparam grande espaço na mídia, nos infernizaram durante vários dias ou semanas (ou mesmo meses) e depois sumiram como se nunca tivessem acontecido - ainda que as respostas, soluções ou vereditos não os tenham encerrados.

Sem qualquer base científica ou pesquisa mais elaborada, correndo o risco de cometer enganos ou escrever inverdades, volto a fazer o mesmo exercício, ficando os caros leitores à vontade para acrescentar, corrigir - ou meter o pau mesmo.

Vamolá:

1. Coronel Ubiratan: quem matou o Don Juan?
2. Ataques do PCC, Marcola, rebeliões, etc.: estão todos sob controle, presos e calminhos?
3. Caos aéreo, filas e tumulto nos aeroportos: Nelson Jobim é um gênio?
4. Gripe aviária que iria contaminar o planeta em poucos meses: vacinaram todas as aves?
5. Crise do gás Brasil/Bolívia: resolvida? como?
6. Renan Calheiros e seus bois voadores: onde anda o homem? E como ficaram as acusações?
7. Epidemia de dengue no RJ e de febre amarela no Brasil : foram controladas como num passe de mágica?
8. Mensalão, Delúbio, Marcos Valério, secretária e caseiro dedos-duros: não era pra derrubar o Lula?
9. Al Qaeda, Bin Laden e possibilidade de novos atentados: mudaram de ideologia?
10. Aquecimento global, falta d'água e fim do mundo em 20 anos: alarme falso?
11. Acidentes Gol e TAM: descobriram as causas?
12. Afastamento de Fidel e mudanças na política cubana: a ilha tá diferente?
13. Corinthians e escândalo MSI: descobriram a origem da dinheirama? Cadê o Kia?
14. Crise da falta de alimentos: as prateleiras estão vazias? Disparam os preços de vez?
15. Dilma Roussef e planilha de gastos FHC: abafaram? Ou era factóide?

Fico só com estes 15, por enquanto; senão a lista fica muito grande.

Tem coisas mais recentes, como os casos Isabella e Daniel Dantas, mas estes eu cobro mais pra frente.

******

PêEsse: Zé Luiz Soares é produtor musical, caiçara, palmeirense e proprietário do Villaggio Café, importante espaço cultural e musical de São Paulo.

Bossa Nova... coisa de mauricinho!

Raimundo Fagner conversou com o jornalista Felipe Branco Cruz e soltou o verbo. Sobrou para, desde o ex-ministro da cultura Gilberto Gil, até João Gilberto. Abaixo, alguns trechos interessantes da entrevista publicada no Palavra Cruzada (Variedades, pág. 6D), da edição de segunda-feira (04/08) do Jornal da Tarde.

Quando diz que falta qualidade na música, a que se refere?
A música ficou mais dançante, feita para que dêem pouca atenção ao que se diz. Está cheia de chavão. Não requer qualidade, ficou simplória.

Os artistas se omitem ao não contestarem a política do governo?
Estão acomodados. Falta um pouco de indignação, estão todos sem ideologia, a juventude está correndo atrás de trio elétrico. Antes, corria atrás do impeachment do Collor. É um momento político frágil, sem lideranças. Na música, todos estão comportados atrás de financiamento de leis e ficaram com medo de fazer críticas ao ex-ministro Gilberto Gil.

Você chamou Gilberto Gil de Pôncio Pilatos. Por quê?
Ele é um músico, um artista de importância grande. Na época de sua gestão, houve coisas para serem questionadas, como a queda do mercado de musica no País. Houve projetos para redução de impostos nos quis ele não se envolveu. O Gil não se meteu. Ele, como artista e ministro, tinha de se envolver nisso. Foi omisso e, ao mesmo tempo, fez agenda de artista (enquanto era ministro). Precisamos de um ministro que lute, porque esta é uma luta inglória.

No futebol, você atua como centroavante. Escalaria Chico Buarque para o seu time?
O Chico é muito meu amigo, mas prefiro jogar contra ele. Ele tem uma maneira de administrar o time diferente. Temos leituras diferentes. Isso quer dizer o quê? Sou um jogador indisciplinado. Meu time é mais emotivo. Ele é tático, mais cabeça.

O governador do Ceará Cid Gomes tem cacife para trazer a Copa?
Ele é um governador novo, mas tem de rebolar também. O Cid faz coisas legais, apesar do episódio da sogra. O (seu irmão) Ciro Gomes sempre aparece como presidenciável e, aí, os paulistas aproveitam para bater nele por causa disso. Lamentável esse episódio da sogra. Ele foi ingênuo e poderia ter se tocado de que o Ciro é um alvo fácil.

Enjoou da Bossa Nova?
Foi uma elite que a fez. Não é música autêntica brasileira, nunca vendou no País. Falemos de música brasileira.

Músicas de Jobim e Vinicius não são brasileiras?
Vinicius foi o primeiro e único e Tom é gênio, mas não eram Bossa Nova, eles criaram canções. Aquele foi o melhor momento da música brasileira, mas o que eles fizeram não foram canções brasileiras. Eles são gênios. O movimento inteiro dizia ser Bossa Nova, com aquela batidinha.

E o João Gilberto?
Endeusam demais. Fez aquilo e ficou naquilo. Parou de criar, é o eleito da nata. Não se compara a Tom e Vinicius, que tiveram uma obra vasta. São melhor que o João, produziram mais. É meu gosto e não se discute. Bossa Nova é música de mauricinho.

Em algum momento você foi prejudicado por essas pessoas (que trabalham na Globo)?
Não sirvo a determinados interesses. Questiono, sou chato e cobro quando caricaturam o Nordeste, como nesse especial do Luiz Gonzaga (Som Brasil). Fizeram o velho se remexer no túmulo. É preconceito contra o Nordeste. A festa do Prêmio TIM para o Dominguinhos foi ridícula. Botaram pessoas cantado sem o menor compromisso. Não fui, recusei. Foram convidadas pessoas que estão em qualquer lugar e que não participaram da vida dele. Desafinaram e erraram as letras, são artista que têm por trás diretores da Globo faturando em cima. Não querem perder essa mamata. A festa do Dominguinhos foi uma festa de penetra.

Você se considera polêmico?
Sou chato.

- Dá neles Fagnão!!!!!

terça-feira, 5 de agosto de 2008

Uma tirinha...

"Boicotaram o boicote"...

Enviada pela sempre atenta Mariana Valeiro!

segunda-feira, 4 de agosto de 2008

Dica de leitura


Almanaque de corruptos, ditadores e tiranos nojentos, o livro da jornalista e escritora Fátima Mesquita, lançado em 2006, traz um apanhado das ações praticadas por alguns políticos do passado e do presente (e muito provavelmente do futuro).

Corrupção, propina, nepotismo, abuso de poder, crimes contra a humanidade... Assuntos chatos, mas que estão todos os dias nos jornais e fazem parte do cotidiano brasileiro e mundial.

O livro traz uma narrativa leve, irônica e bem humorada, com exemplos que nos fazem entender facilmente os temas abordados, e mais do que isso, nos fazem lembrar que certos atos - que de tão praticados caíram na normalidade – nunca deixaram de ser crimes.

Pra começar a semana!

Voltamos aos “mestres do piano”. Para esta segunda-feira meio cinza, o encontro de dois clássicos "contemporâneos" (em 1976): o maestro norte-americano, Leonard Bernstein, ao piano, tocando a incrível Rhapsody in Blue de George Gershwin.

Reparem que Bernstein toca mas não resiste à regência; e que o gordinho careca do naipe de violinos observa embasbacado.

Quem quiser assistir à segunda parte, é só clicar AQUI.

Boa semana!


domingo, 3 de agosto de 2008

Troféu CGC da semana*

CAROL CASTRO – Dona Flor, Tieta e Gabriela.

A revista Playboy comemora 33 anos em Agosto e, como sempre, publica ótimas matérias. A entrevista desse mês é com Paulo Coelho, o “intelectual mais importante do Brasil”... Pô, e a Carol Castro!?!


ANDERSON ROBERTI DOS REIS – ou apenas CD

Homenagem da editoria e toda a redação para o nosso editor-chefe e fundador do pool de comunicação FDB/CGC, que hoje completa 27 primaveras. "Parabéns pra você...".


* Continuamos à caça do título perfeito