quinta-feira, 30 de julho de 2009

Inimigos Públicos

Assisti, ontem, ao filme de Michael Mann, Inimigos Públicos, com Johnny Depp, Marion Cotillard e Christian Bale.

Àquela famosa pergunta feita logo após o filme – “E aí, gostou?” – respondi afirmativamente.

Porém, com algumas observações.

Vamos aos méritos. Trata-se, sem dúvida, de um filme denso, cujos personagens são construídos de modo meticuloso pelo diretor ao longo de toda a trama. É uma elaboração lenta, apresentada em várias cenas e circunstâncias diferentes. Logo no início, por exemplo, Mann gasta quase meia hora para dar à luz seu par antagonista formado por Depp e Bale.

Parece que o diretor quer nos mostrar todas as possibilidades relativas à complexidade de cada uma das personagens – tarefa difícil de ser cumprida num longa de pouco mais de duas horas.

Disso resultam o grande mérito e o risco do filme.

O mérito é não reduzir os papéis a estereótipos e criar oposições binárias (bonzinho x mauzinho): Dillinger (Depp) e Purvis (Bale) não cumprem essas funções e o seu maior embate não é físico, mas psicológico, muito bem contado na cena em que ambos se enfrentam apenas “por olhares” através das grades de uma cadeia em Indiana.

Além disso, há a relação entre Dillinger e Billie (Cotillard), cujo símbolo é uma graúna, mas que não vou comentar para não antecipar detalhes.

O risco é tornar a narrativa lenta demais – o que ocorre em alguns momentos da trama. Tal risco parecia calculado, pois o diretor acelera a trama por várias vezes com belos – e rápidos! – embates entre os gângsteres e a polícia e com algumas reviravoltas no enredo.

Para representar os anos 1930 e o ambiente denso no qual passa a história, Mann usa e abusa das “cenas escuras” – que certamente contribuíram para o desinteresse de três “aborrecentes” que conversaram o tempo todo na fileira da frente, consultando o celular para saber se haviam recebido novas mensagens! Urgh...

Enfim, um filme bom, mas que em alguns momentos “se arrasta” demais na tentativa de desenhar a complexidade das personagens e das tramas nas quais estão envolvidas. Por outro lado, o resultado alcançado pelo diretor com essa “demora” é extraordinário, principalmente quando colocamos lado a lado o início e o fim da história.

segunda-feira, 27 de julho de 2009

Férias de notícias e fatos interessantes

Observem como nos últimos tempos parece que não acontece nada de relevante, nenhuma alteração substantiva, nem uma torcida apaixonada para que algo aconteça, nem uma expectativa maior. Tempos sombrios, dias gris e um tempo que parece se arrastar.

Para completar a próxima semana será assim também. Em compasso de espera, teremos os mesmos temas:

1- o estado de saúde do Alencar, do Massa, da d. Marly e mais algum famoso que ponha o pé no Sírio-Libanês;
2- aguardar que se materializem as representações contra Sarney no conselho de ética do Senado;
3- ver o crescimento do número de vítimas da gripe suína;
4- a dança de técnicos e o desmonte de times no Brasileirão;
5- os números contraditórios sobre a crise: saímos ou não do buraco econômico?
6- a novela hondurenha: Zelaya voltará?
7- os nomes da Record no SBT e os do SBT na Record.
8- A frente fria passa ou não?

Enfim, tempos tristes que serão sepultados na próxima segundona, dia de faustosa festa na redação do CCG.