Muitos por aí conhecem o Sr. Benjamin Chase Harper como ‘o amigo do Jack Johnson’ ou ‘o cara da música da Vanessa da Mata’! Mas como sei que nossa platéia de internautas é batuta, tenho certeza que todos conhecem o moço pelo seu excelente trabalho nos 12 álbuns que gravou a frente dos Innocent Criminals, sua afiada ex-banda de apoio.
Pois parece que Ben – é ruim um cara ser ruim musicalmente com um apelido desse né? – cansou de seu folk soul reggae ensolarado e melodioso e meteu o pé no rock n’ roll.
Ben Harper virou
Rocker!
Para tal mudança, Ben Harper precisava de criminosos de verdade. Daí o convite para o power trio
Relentless7 acompanhá-lo nessa nova fase. Curioso é a forma como eles se conheceram. Em entrevista ao jornalista Chico Felitti, da Folhateen, o músico comentou que em 1998 excursionava com a antiga banda quando o motorista que os levava para o hotel pediu para colocar a fita demo de sua banda. Ben gostou do que ouviu. 11 anos depois Ben Harper, Jesse Ingalls (baixo), Jordan Richardson (bateria) e o motorista Jason Mozersky (guitarra) estão juntos.

O álbum,
White Lies for Dark Times (2009) não é nenhum exagero de distorção, mas quem escuta fala “poxa, está bem diferente!”. Mais ou menos! A introdução de
Up To You Now é Chili Peppers escrito e escarrado;
Shimmer & Shine lembra Incubus; as demais lembram o próprio Harper quando se aventurava em algo mais pesado com os Innocent Criminals. Destaques para
Why Must You Always Dress in Black, um bluezão danado; o bom e velho folk de
Skin Thin, para não fugir muito a regra; e a bela arte da capa. Aposto que as músicas ganham outra dimensão ao vivo graças a pegada da banda, e não duvido nada que teremos um registro disso logo logo.
Por enquanto, no
Clipe da Semana, você tira sua conclusão se Ben ficou mais '
rocker' do que '
harper' em
Shimmer & Sine, 3ª faixa de
White Lies... > bring me the music for the revolution!