sábado, 8 de agosto de 2009

Um poema aos sábados (um dos mais lindos)

سب الدستور المعدل عام أصبحت
إسبانيا دولة قانون إجتماعية و ديمقراطية
تحت نظام ملكي برلماني. الملك منصبه فخري و رن و واحدئيس الوزراء ه
الحاكم الفعلي للبلاد. البرلمان الإسباني مقسم الى مجلسين واحد للأعيا
وعدد أعضاء يبل عين و واحد للنواب و عدد نتائج الانتخابات نائب. نتائج
الانتخابات الأخير مباشرة من أصبحت الشعبسنوات، بينما كل سنوات، بينما
يعين عنتخاباتضو من مجلس ا الشعب أيضاً. رئيس الوزراء و الوزراءيتم ماعية
و تعيينهمللأعيا

sexta-feira, 7 de agosto de 2009

Pra embalar o fim de semana!

Pra embalar o fim de semana e em homenagem ao nosso querido Anderson, que completou mais ano de vida no começo dessa semana.

E se alguém perguntar: Diz que estamos por aí!

quarta-feira, 5 de agosto de 2009

Uma homenagem ao Senado

Os políticos e as fraldas devem ser trocados sempre, e pela mesma razão”.

Eça de Queiroz

terça-feira, 4 de agosto de 2009

Professores 4 - mito principal

Evelson de Freitas/AE


Por fim: quando é que os burocratas da educação vão deixar de afirmar que “salário não melhora a educação”? Quando vamos abandonar este senso comum repetido inclusive por gente bem intencionada? É claro que sozinho não resolve. Mas isso não é uma desculpa para se perpetuar os baixos salários que não atraem pessoas interessadas para a sala de aula?

Desde que sou professor escuto esta mesma explicação, inclusive, amparada por bons pesquisadores. Mas o que nunca vi foi a inversão da premissa: aumentemos o salário para ver se melhora alguma coisa.

professores 3 - pontos negativos

1- joga, mais uma vez, as responsabilidades exclusivamente sobre o docente e retira do Estado a responsabilidade sobre as condições de ensino;

2- os professores, muitas vezes mal preparados, enfrentam adversários ainda maiores como a falta de estrutura das escolas, a burocracia impertinente, a aprovação automática etc...

3- o fato de se limitar a 20% dos docentes por etapa e não a uma nota que possa ser considerada excelente (um 8 por exemplo numa escala de 0 a 10) para todos, significa que a cada 3 anos teremos ou o mesmo grupo sendo premiado (e desestimulando os outros 80% que acham que nunca vão ser beneficiados), ou um número maior de beneficiados (e um grande número que se acomodaria ao atingir uma das 5 etapas). O sistema não será universal.

4- Várias coisas podem acontecer: todo mundo com nota baixa e os 20% entre os piores serão premiados.

5- Se o aproveitamento for razoável teremos uma escola elitizada cujos professores com melhor desempenho estarão em boas cidades do interior ou em zonas nobres da região metropolitana.

6- O aluno mais miserável, com maiores problemas, continuará a ter o professor mais desmotivado para trabalhar. O ciclo da exclusão vai se perpetuar.

7- O professor que atualmente tem melhor formação, compr livros, vai ao cinema, teatro etc tem tudo para ser beneficiado. Os outros 80%... O governo reinterpreta a lei da selva, divide o professorado e não promove uma melhoria de fato.

Professores 2 - pontos positivos

Pontos positivos da proposta da Secretaria da Educação de São Paulo:

1- valoriza os mais preparados;

2- estimula o docente a prosseguir estudos e se atualizando;

3- reforça o compromisso dos docentes com a sua própria aprendizagem e, consequentemente, a de seus alunos

Professores e salários na rede estadual - 1

A Secretaria da Educação de São Paulo, segundo a colunista Mônica Bérgamo (Folha), lançará um projeto de lei que vai modificar toda a evolução na carreira do magistério. Com a nova medida, os aumentos salariais dos professores - que são por tempo de serviço e aprimoramento de currículo- passam a ser também por meio de provas, que serão aplicadas a cada três anos.

Os 20% que alcançarem as melhores notas poderão ter aumentos de até 100% em pouco mais de uma década. Depois da primeira prova, os mais qualificados terão 25% de aumento, passando para a segunda faixa; três anos depois, eles realizam a segunda prova e têm mais 25%; e assim por diante, até a quinta faixa. Pela projeção da Secretaria da Educação os salários poderão alcançar R$ 7.000 no fim da carreira.
Quem for mal nas provas terá que se contentar com os reajustes tradicionais.

Pra começar a semana!



"Meus amigos, minha rua, as garotas da minha rua..."