terça-feira, 4 de agosto de 2009

professores 3 - pontos negativos

1- joga, mais uma vez, as responsabilidades exclusivamente sobre o docente e retira do Estado a responsabilidade sobre as condições de ensino;

2- os professores, muitas vezes mal preparados, enfrentam adversários ainda maiores como a falta de estrutura das escolas, a burocracia impertinente, a aprovação automática etc...

3- o fato de se limitar a 20% dos docentes por etapa e não a uma nota que possa ser considerada excelente (um 8 por exemplo numa escala de 0 a 10) para todos, significa que a cada 3 anos teremos ou o mesmo grupo sendo premiado (e desestimulando os outros 80% que acham que nunca vão ser beneficiados), ou um número maior de beneficiados (e um grande número que se acomodaria ao atingir uma das 5 etapas). O sistema não será universal.

4- Várias coisas podem acontecer: todo mundo com nota baixa e os 20% entre os piores serão premiados.

5- Se o aproveitamento for razoável teremos uma escola elitizada cujos professores com melhor desempenho estarão em boas cidades do interior ou em zonas nobres da região metropolitana.

6- O aluno mais miserável, com maiores problemas, continuará a ter o professor mais desmotivado para trabalhar. O ciclo da exclusão vai se perpetuar.

7- O professor que atualmente tem melhor formação, compr livros, vai ao cinema, teatro etc tem tudo para ser beneficiado. Os outros 80%... O governo reinterpreta a lei da selva, divide o professorado e não promove uma melhoria de fato.

Um comentário:

Rodrigo Di Monaco disse...

Excelente, e endosso com meus comentários anteriores, inclusive em relação à tributação. Ah, e lembrar que existem outros servidores públicos sem aumento desde a entrada do PSDB, só com reposição inflacionária.