terça-feira, 9 de outubro de 2007

Notas nordestinas

Depois da incursão ao MS estou terminando, sempre a trabalho, um giro pelo Nordeste. É sempre muito interessante acompanhar a política local pois são muito distantes das visões do eixo SP-RJ-DF.

Breves notas:

1- No Recife está sendo criado na Praia de Boa Viagem um Parque Dona Lindu. Isso mesmo: a progenitora de nosso presidente, a "mulher que nasceu analfabeta" como definiu certa vez Lula, será homenageada num dos pontos nobres da capital pernambucana.

Num comercial de jornal travestido de notícia havia a afirmação de que embora a criação do parque fosse polêmica os investidores imobiliários deveriam aproveitar um lançamento de alto padrão naquela região. Sinceramente achei a "matéria" um retrato significativo da era Lula: a elite não gosta, mas se beneficia. O povo por sua vez, parece que gosta mas não usufrui da mesma forma.

2- Os prefeitos de Recife e Fortaleza são petistas. Comentário de locais: "fazem uma boa administração, mesmo sendo petistas". Estranho como o partido que outrora fora um ponto de apoio, hoje se revela um fardo para os alcaides.

3. Comentário em Fortaleza: a prefeita Luziane Lins, a candidata que venceu a direção petista que não a queria e que foi apoiada e vitoriosa graças ao apoio de nosso amigo Noblat (rs), está apaixonada por alguém em Brasília. Dizem que tem ficado mais tempo na capital federal do que aqui no Ceará. Nem se dignou a vir receber a ministra Marta Suplicy que passou por aqui liberando verbas para reformas em pontos turísticos. Um ponto em comum entre as duas loiras: apaixonaram-se durante suas administrações.

4. Por falar em Marta eis o conteúdo de uma nota da coluna social de um matutino recifense: a "elegante ministra que veio a Pernambuco". Elogios às roupas, à simpatia e alfinetadas aos deslocamentos de helicóptero entre Recife, Porto de Galinhas e outras áreas. Nem parece a mulher do "relaxa e goza" que os paulistanos tanto recordam. Pode ser campanha, pode ser carência de celebridades por estas bandas, pode ser a simples admiração do colunista.

5. Ponto comum nas queixas locais: a violência.

6. Lugar surpreendente em Fortaleza: o Centro Cultural Dragão do Mar. Um lugar de exposições, eventos, bares, restaurantes, cinemas e lazer de qualidade para a população. Pena que as pessoas com algum poder aquisitivo e preconceito na mesma proporção afirmam que é "muito perigoso". É assim que propostas interessantes começam a morrer e as zonas centrais de grandes cidades são abandonadas e deterioradas. Tomara que o rumo do Dragão do Mar, que há vários anos constituiu-se num ponto de referência em todo Ceará, seja diferente.

7. Lula continua em alta por estas bandas. Participando de um debate no Recife também encontrei vários defensores de Chávez. Tudo bem que o venezuelando está investindo, em parceria com a Petrobras, na construção de uma refinaria, mas o sentimento do público que estava no debate se aproximava de uma reverência ao discurso anti-imperialista e pela cassação da concessão da RCTV. Queriam o mesmo com alguns canais de TV aqui.

8. O mar continua lindo, as pessoas receptivas e bem humoradas.

Nenhum comentário: