terça-feira, 16 de outubro de 2007

Memória. As propagandas nos anos 50 e 60!

Dando seqüência a nossa série “Memória”, seguem duas propagandas veiculadas com freqüência no final dos anos 1950 e início da década seguinte.

O período de Juscelino Kubitschek viu aumentar consideravelmente o processo de urbanização impulsionado pelo crescimento industrial. Junto com os “produtos pesados”, os bens de consumo começaram a ser fabricados em maiores quantidades. Para vender os novos produtos, as agências de publicidade se esmeravam para divulgar as diversas marcas.

Reparem a alegria da dona de casa, satisfeita com os novos produtos Walita, num cartaz do ano de 1960. Ela “tinha tudo” e, a tomar a intenção da propaganda, despenderia menos esforços nas tarefas domésticas.

Além das “maravilhas eletroeletrônicas”, os cosméticos e produtos de beleza em geral invadiram o mercado consumidor das grandes cidades brasileiras. Propagandas do sabonete Lever, com Brigitte Bardot, cremes de todos os tipos, além, é claro, das “fórmulas para fortalecimento”.

O anúncio dos comprimidos “Vikelp” sinalizava para os novos valores estéticos, após a 2ª. Guerra Mundial.

3 comentários:

Unknown disse...

Bela retratação de cenário político-econômico. Se não fosse por esta época, hoje eu não seria um Publicitário.

Agora, no segundo anúncio, pensei ser propaganda de cueca. hehehe

Abraços!

Fernanda disse...

Me lembraram minhas aulas.
Acabei nao me formando, mas até hoje servem pra alguma coisa.

Anônimo disse...

a Mto show de bola
me lembro de como se fosse minha vó contando essas coisa lokas