sexta-feira, 6 de julho de 2007

Crise vai, crise vem, e...

Da Agência Estado:

BRASÍLIA - Apesar do crescimento nos índices de aprovação da atuação do governo em diversos setores sociais e econômicos, o impacto de notícias negativas, como as denúncias contra o irmão do presidente e a crise aérea, segurou em patamares estáveis a avaliação positiva do governo Luiz Inácio Lula da Silva, mostrou nesta sexta-feira, 6, pesquisa Ibope encomendada pela Confederação Nacional da Indústria (CNI). A avaliação é do diretor de Relações Institucionais da CNI, Marco Antonio Guarita.

A avaliação ótima ou boa do governo passou para 50%, ante 49% em abril. E a avaliação ruim ou péssima se manteve em 16% e a regular, em 33 %. De acordo com o levantamento, houve melhora na avaliação ótima ou boa de quase todas as áreas de governo, sobretudo em relação à economia brasileira e a atuação do Executivo na área social. Os programas sociais na área de saúde e educação receberam a melhor avaliação, subindo de 52% em abril para 55% em junho. Os entrevistados que aprovam o governo no combate à inflação subiu de 45% para 50%.
(Reportagem na íntegra)

As crises: “relaxa e goza”

A pesquisa sondou também quais foram as notícias mais desfavoráveis ao governo e que, portanto, impediram melhor avaliação. O caso do irmão de Lula, Vavá, liderou o ranking com 31%, seguido da crise aérea (14%), das viagens do presidente e da atuação da Polícia Federal (3%, cada).

A Marta Suplicy, gozada à beça, contribuiu com o seu quinhão nas avaliações, sendo citada por 2% dos pesquisados como a principal notícia negativa.

Os escândalos vão e vêm e a avaliação do presidente Lula continua estável e num patamar bastante considerável. Pelas respostas e gráficos apresentados pelo Ibope, a queda dos juros e o combate à inflação - bem como as políticas sociais - serviram de contrapeso às crises que se vincularam, direta ou indiretamente, à figura do presidente.

Há que se considerar, também, a habilidade de Lula para se aproximar e se distanciar do olho do furacão em horas estratégicas.

Um comentário:

Raquel Sallum disse...

Realmete este comentário da Marta "Relaxa e Goza" foi sugestuvo.... a princípio para os humoristas, um deles o José Simão, que nunca perde a piada e as escapadas dos nossos políticos!