segunda-feira, 30 de julho de 2007

Saneamento Básico

Ontem fui assistir ao novo trabalho do diretor e roteirista Jorge Furtado, “Saneamento Básico, o filme”.

Gostei.

O interesse da platéia pela história a ser narrada é despertado já no início da trama, com a tela ainda escura, quando o filme dialoga com o espectador e o convida a participar da “reunião”.

Lançando mão de uma solução metalingüística, Furtado apresenta um roteiro com múltiplas possibilidades de leitura.

É possível pensar desde a própria produção cinematográfica, com os seus meandros burocráticos, problemas financeiros e impasses éticos e estéticos, até os limites da ficção e sua relação com o real, apresentados na película de forma inteligente a partir das discussões sobre o significado da palavra “ficção”.

Um pouco diferente dos últimos trabalhos de Furtado, Saneamento Básico contém uma crítica aos jogos que envolvem a produção (no sentido amplo) de um longa-metragem e, ao mesmo tempo, uma certa “declaração de amor” ao ato de fazer cinema.

As várias personagens presentes na trama evidenciam, cada qual à sua maneira, os desafios, paixões, ilusões e instâncias que giram em torno da criação da “obra final”.

Desde a idéia e direção iniciais (Marina), passamos ao longo da história: pelos problemas colocados pelo “olhar do espectador parcialmente ingênuo” (Joaquim), pelos responsáveis por questões técnicas que não entendem lá essas coisas de filmagem (Fabrício), pelo sucesso relâmpago das atrizes (Silene ‘Seagal’) até chegar à figura do “diretor final” (Zico), que tem o traquejo político e “domina” a linguagem da produção cinematográfica.

Vale a pena assistir. Boa história, ótimo elenco, com uma bela trilha sonora à italiana!

2 comentários:

Anônimo disse...

Olá amigos,

Jorge Furtado é um cara bacana. Acho que ele consegue navegar muito bem entre as duas margens do nosso cinema: a “global” e a “cult”. Suas histórias são gostosas e salpicadas com um tempero pop bem interessante.

Saneamento Básico está na minha lista de filmes do mês, vou assistir.

Abs

Raquel Sallum disse...

Valeu pela dica, vou assistir para conferir.