quinta-feira, 2 de agosto de 2007

Conta-gotas da semana

Posts de uma semana cheia

1) Chaui falou...

A professora Marilena Chaui falou ao site do Paulo Henrique Amorim (http://conversa-afiada.ig.com.br/) sobre a "invenção da crise aérea". É o típico caso de uma leitora perspicaz e seus comprometimentos políticos para fazer a análise.

Na entrevista oscilam interessantes observações como a "comovente cobertura dos atrasos em aeroportos" que satisfaz a classe média, a ignorância total da mídia para outros temas e demoras, como no INSS, e a teoria de uma "invenção da crise".

Partindo de um repertório de sua consagrada carreira, o do "discurso competente", a professora desqualificou a crise. Para ela os "especialistas" se revestem de autoridade para tecer comentários, julgar e definir a compreensão das pessoas sobre os processos envolvidos.

Também refere-se ao tema da ideologia e seus encobrimentos.

Não há como não concordar com muitos aspectos de sua observação sobre a cobertura da imprensa. Da mesma forma que é impossível não reconhecer os esforços da filósofa para construir uma outra versão e ficarmos assustados com a sua sugestão de que o governo deveria tomar a rede nacional e explicar "a verdade".

O que me interessa nesse caso é refletir sobre a autonomia do pensamento e os compromissos políticos assumidos. De defender os governos ou de culpá-los previamente e exclusivamente.



2) As revelações da caixa-preta

A cada nova informação o governo fica mais aliviado. Um show de horrores e de julgamentos rápidos.



3) O Marco Aurélio Garcia

Não tinha comentado sobre o "top, top, top" do assessor de Lula. Uma coisa simples a ser observada: comportamento de quem conta com a complacência e a impunidade a que estamos habituados.



4) O Cansei

Inacreditável o movimento constestatório que surgiu em Campos do Jordão. A melhor tirada, temos que reconhecer, é do ex-governador Lembo, o mesmo da "elite branca": é um "movimento de dondocas".



5) O movimento apolítico

Só mesmo o bacharel da linhagem do D'Urso, presidente da OAB-SP, para dizer que o movimento é apolítico. Pelo visto, faltou mesmo no curso do advogado a leitura dos clássicos da política.



6) Chegou Agosto

O ano vai ladeira abaixo. SP não foi muito feliz: janeiro, cratera do metrô; abril, teve Bush; maio, o papa; julho, o acidente da TAM. E no resto do tempo os seres de sempre.

6 comentários:

Anônimo disse...

Está circulando na net a seguinte "afirmação" sobre a "professora" Chauí:

[Pra quem quer saber até onde vai a "honestidade in... Pra quem quer saber até onde vai a "honestidade intelectual" da senhora Marilena Chaui. Abram o [livro] "Convite à Filosofia", escrito por ela na página 99 e leiam a parte que fala das três concepções de verdade. Depois, arranjem o livro Introduccion a la filosofia", do espanhol Julían Marías,um dos mais importantes do século XX e solenemente ignorado no Brasil por ser contrário ao establishment esquerdista, escrito em 1947, e abram no capítulo II, ponto 24 (na versão que tenho, terceira edição, é página 104), no título chamado "Trés conceptos de la verdad". Sugestivo, não? Exatamente! Essa parte do livro de Marilena Chaui é uma cópia exata do livro de Julían Marías. Ela usa as mesmas palavras do espanhol, simplesmente traduzindo-as, sem qualquer referência]

Anônimo disse...

Mas que amargura com o mês de agosto, José Alves!
Com relação a esse trecho, não sei se tá rodando na net, mas está publicado no blog do Reinaldo Azevedo, da Veja.

Zé Alves disse...

não é amargura com agosto...
é o tempo que segue.

Anônimo disse...

Agosto: Greve dos metroviários.
A propósito, seriam eles prostitutas que f... com os outros em troca de dinheiro???

Anônimo disse...

Não vi nada de ruim na visita do papa. Ao contrário da visita do Bush, excetuando-se os não-católicos, a maior parte do povo gostou.

Anônimo disse...

Caro amigo "católico": o ruim da visita do papa foi o trânsito em SP naqueles dias.