segunda-feira, 3 de dezembro de 2007

Chávez e o Timão

Os resultados deste domingo mexeram com dois grandes campeões de popularidade: Chávez perdeu o referendo na Venezuela e o Corinthians não conseguiu evitar o rebaixamento na série A do Campeonato Brasileiro.

Difícil especular sobre dois processos tão diferentes, mas a mística do sofrimento corintiano e da invencibilidade chavista foram abaladas. Ainda no sábado apostava nos resultados inversos aos resultados finais deste primeiro domingo de 2007.

No caso de Chávez, o receio seria ver como reagiria um presidente que não veio de um movimento popular e obteve o poder, mas o inverso, criou uma mobilização a partir dele. A perspectiva de poder para qualquer grupo, governistas ou opositores, passava pela figura de Chávez.

A derrota é pessoal e foi alimentada pelo próprio Chávez com suas afrontas. Com a popularidade que ele tem ou tinha não precisava ter que demonstrar tanto apego ao cargo. A nova reforma e o novo plebiscito eram gestos de autoconfiança desnecessários.
Deu no que deu.

Tomara que os ânimos serenem e que a oposição também saiba saborear a vitória e não cometa os mesmos excessos do comandante, pois o fato é um só: A VENEZUELA ESTÁ DIVIDIDA. Uma vitória por menos de 1% do índice eleitoral não aponta nenhum projeto maior, apenas riscos de colapso de um lado e outro.

Chávez continuará forte e agora deveria pensar um pouco mais em sua política interna.

Ao contrário do que vai dizer a mídia brasileira, acho que Lula deve estar satisfeito com o resultado, pois cresce sua liderança moderada no continente e desce o devaneio bolivariano.



No caso do Corinthians, a autoconfiança, mesmo sem futebol, era semelhante. Nada poderia acontecer ao bravo time. Esqueceram que nada aconteceria se o time fizesse o mínimo, pelo menos nos últimos dois jogos: vencer uma partida. Não conseguiu.

6 comentários:

Anônimo disse...

Zé, você acha que a mídia brasileira não está satisfeita com a derrota chavista ??

Fábio

Zé Alves disse...

Fábio: acho sim. Os comentários na TV foram na linha a "América Latina" livre de fantasmas antidemocráticos. Parece que a "corrente pra frente" da mídia brasileira deu certo, nesse caso. Agora quem sabe a Venezuela pode entrar para o Mercosul?
Só reafirmo que Lula tb deve estar contente.

Anônimo disse...

Dica para os editores do conta gotas :

http://edu.guim.blog.uol.com.br/

http://www.oleododiabo.blogspot.com

Abraço,

Boa semana a todos !!

Anônimo disse...

Zé: Lula contente? Esqueceu-se que Lulinha [presidente, não o jogador] está triste com Corinthians. "Quero falá di tudo, menos de futebó".

Zé Alves disse...

Jamais suporia o Lula feliz com o que ocorreu no time. Minha observação foi sobre Chávez.
Aliás, sou capaz de apostar que ele preferiria ter uma pequena alegria com o time do PSJ a ter uma decepção inominável com o companheiro da Venezuela.

Edu Zanardi disse...

Nunca... na istória desse país o Curíntia caiu pa segunda divizão, só no meu governo!!!