sábado, 15 de dezembro de 2007

Globo de Ouro 2008


Quinta-feira, 13/12, foram anunciados os indicados ao Globo de Ouro 2008. Conhecido como prévia do Oscar, a premiação oferecida pela Associação de Imprensa Estrangeira de Hollywood antecipou por 14 vezes o vencedor da Academia nos últimos 20 anos. Curioso que no ano passado o tiro saiu pela culatra, deu “Babel” no primeiro e “Os Infiltrados” no segundo.

Na sexta-feira o UOL publicou uma matéria bem bacana resumindo as chances de cada candidato e o que podemos esperar para o Oscar. Aproveitando o tema, a sinopse ficou é mais ou menos assim:

Concorrência: Pela primeira vez na história do prêmio, sete filmes concorrem a melhor filme/drama – historicamente são cinco os indicados. “Desejo e Reparação” de Joe Wright lidera a corrida com sete indicações.

Porrada: Nunca se viu uma quantidade tão grande de filmes considerados violentos concorrendo. São quatro na categoria drama: “O Gângster”, “Senhores do Crime”, “Sangue Negro” e “Onde os Fracos Não Têm Vez”; e um na categoria comédia ou musical: “Sweeney Todd: O Barbeiro Demoníaco da Rua Fleet”.

Independente: “Juno”, que concorre a melhor filme/comédia ou musical deve fazer as vezes de “Pequena Miss Sunshine” e “Sideways” entre os independentes que conseguem uma vaguinha no tapete vermelho de Hollywood.

Eles: Entre os homens mais cotados da categoria drama estão: George Clooney, Daniel Day-Lewis, James McAvoy, Vigo Mortensen e Denzel Washington. Em comédia ou musical o globinho dourado deve ficar com Johnny Depp, o barbeiro demoníaco de Tim Burton.

Elas: O pau deve quebrar entre as indicadas Cate Blanchett (pela 82° vez consecutiva), Julie Christie, Keira Knightley, La Jolie e Jodie Foster, todas concorrendo por drama. Barbada em comédia ou musical: Marion “Piaf” Cotillard – que deve levar o Oscar também.

Injustiçados: Em toda lista existe aquela cota de injustiçados e no Globo de Ouro isso também acontece. “Into the Wild” de Sean Penn (e trilha sonora sensacional de Eddie Vedder do Pearl Jam), “Medo da Verdade” o elogiado primeiro longa de Ben Affleck, “No Vale das Sombras” e “O Assassinato de Jesse James pelo Covarde Robert Ford” vencedor de diversos prêmios no festival de Berlim e “Os Indomáveis” entre outros filmes, ficaram de fora. Tommy Lee Jones por “No Vale das Sombras”; Russel Crowe duplamente por “O Gângster” e “Os Indomáveis”; e Nicole Kidman por “A Bússola de Ouro” estão fora da festa.

Zica: O azarão do ano é a comédia “Jogos do Poder”, com Tom Hanks e Julia Roberts. Pouco se falava desse filme antes das cinco indicações ao prêmio, atrás apenas de “Desejo e Reparação”.

O Golden Globe ocorre no dia 13 de janeiro. Dez dias depois são anunciados os indicados à premiação da Academia. É esperar para ver e torcer pelo seu filme, ator, atriz e diretor favorito. Eu já escolhi o meu, dá-lhe OS SIMPSONS!!!

A lista com todos os concorrentes você confere aqui.

2 comentários:

Anônimo disse...

Edu: por um acaso vc tem a trilha de "Into the wild"?
Abraço, Duda

Edu Zanardi disse...

Caro Duda, ainda não. A trilha não foi lançada aqui no Brasil.

Eu fuçei e achei algumas canções na internet. No site do filme (www.intothewild.com) tem um radinho no canto inferior direito da tela com trechos de algumas músicas. Confere lá.

Abs.