quinta-feira, 13 de dezembro de 2007

O fim da CPMF

Finalmente o que era provisório vai ser extinto. Depois de 14 anos a CPMF acaba no próximo dia 31/12.
O imposto do cheque como ficou conhecido era vinculado às despesas da Saúde. Aos poucos, como em todo caixa do governo, adquiriu outras feições.
O governo Lula saiu derrotado. São 40 bilhões de reais a menos por ano. Os DEMos e os tucanos estão exultantes. O governista Ciro Gomes chegou a dizer que foi uma bala de raspão no peito do governo, pois é com estes recursos que se financiam, em parte, os programas sociais.
A boa notícia é que pela primeira vez temos uma mobilização contra aumento/continuidade de tributos e isso será um legado para este e para qualquer governo que vier.
Os tucanos que hoje celebram a vitória devem colocar as barbas de molho, pois tudo indica que na diminuição de repasses do governo federal serão eles os primeiros alvos.

5 comentários:

Anônimo disse...

Zé concordo contigo, porém acho que o fim da CPMF está muito mais ligada à interesses políticos e a vontade da oposição enfraquecer o governo, do que apenas o fato deles serem contra o imposto por acharem que o país não precisa mais desse dinheiro. Será que se o PSDB estivesse no Governo a CPMF teria sido extinta ?

Fernanda disse...

Concordo, acredito mesmo que é positivo.
Agora os companheiros terão que se desdobrar pra mostrar serviço, pois perderão a maior parte do dinheiro dos cofres públicos.
E ai veremos o que de fato é feito.
(acredito que o mínimo)
Mas concordo com o fábio quando ele pergunta se o PSDB estivesse no governo se a CPMF seria extinta, de fato, acredito que não.
Acho que foi só mais uma maneira de saírem como "mocinhos" na história da queda da CPMF.

Anônimo disse...

Talvez o PT esteja pagando o preço de sua ganância, esse imposto que teoricamente era provisório e foi criado pelos tucanos, o governo já deveria ter criado uma programação para desonerar e reduzir a contribuição ao longo desses 5 anos, isso na minha opnião seria um trunfo político ótimo para futuras eleições ... "mas" ... agora temos que aguentar o sorriso de satisfação dos DEMos (gostei disso Zé), dos tucanos e dos comentaristas da imprensa direitista.

Anônimo disse...

não da pra deixarmos de pensar que a queda da CPMF significa a solução dos nossos problemas...em muito pouco tempo esse dinheiro vai voltar para "eles" seja em forma de uma maior carga tributária ou um novo imposto

Edu Zanardi disse...

Como diria um amigo meu “se pá” o imposto volta como CPMF mesmo! Não se esqueçam que FHC tentou prorrogá-la (algo assim, não me lembro direito), não conseguiu, deixou de molho, mexeu no texto e alguns meses depois ela foi aprovada... take it easy...