quinta-feira, 3 de janeiro de 2008

Começaram as eleições nos EUA

Como foi bem lembrado nos comentários do postO que 2008 promete?”, teremos neste ano as eleições nos Estados Unidos. Aliás, teremos, não! Já temos, pois hoje se iniciam as primárias em Iowa, o primeiro Estado a definir quais serão os candidatos de cada um dos partidos a disputar as eleições diretas de novembro próximo.

O chavão, sempre redutor e senso comum, de que todo mundo deveria votar nas eleições presidenciais norte-americanas não deixa de ter um pouquinho de razão. Eu diria que, senão votar, seria bacana acompanhar com atenção o processo eleitoral na terra do Tio Sam.

Por dois motivos: primeiro pela sua complexidade e por sua ampla participação popular, resultados de uma organização política efetivamente federativa e democrática; segundo porque se definirá quem estará em evidência mundial (para o bem ou para o mal) nos próximos anos e que, de algum modo, terá importância decisiva nos rumos das relações internacionais.

Até agora, os analistas apontam o seguinte cenário:

Disputam pelos Democratas: a senadora por Nova Iorque, Hillary Clinton (indicada como favorita), o senador por Illinois, Barack Obama (o azarão que tem ganhado força) e o senador pela Carolina do Norte, John Edwards. Aparentemente todos estão no páreo, já que muitas pesquisas sugerem empates técnicos entre os concorrentes.

Eu chuto, uma bicuda apenas, que vai dar Hillary Clinton.

Disputam pelos Republicanos: Mike Huckabee, pastor evangélico e governador do Arkansas (em ascensão); Mitt Romney, ex-governador de Massachusetts (um dos favoritos nas pesquisas); Rudolph Giuliani, ex-prefeito de Nova Iorque (em queda livre) e considerado liberal demais para os Republicanos; e o senador pelo Arizona, John McCain (último nas pesquisas).

Meu chute aqui é Mike Huckabee.

Agora, exatamente às 19h35 de Brasília, Barack Obama e Mike Huckabee estão liderando a pesquisa de intenção de votos em Iowa.

Para quem quiser entender como funciona o sistema eleitoral norte-americano, recomendo clicar aqui e aqui.

Um comentário:

Edu Zanardi disse...

Em Iowa deu Obama (D) e Huckabee (R). Hillary ficou apenas em terceiro entre os democratas.

***
Lucia Hippolito dá show!!!