terça-feira, 15 de janeiro de 2008

Imagens históricas


Da mesma série de fotos históricas relembro que há 23 anos, no dia 15/01/1985, o Brasil elegia via Colégio Eleitoral o seu primeiro presidente civil. Na foto, o presidente eleito Tancredo Neves discursa após a sua vitória, acompanhado de sua esposa, Risoleta, do vice, Sarney, do deputado Ulysses Guimarães e do então vice-presidente do último governo da ditadura, Aureliano Chaves.

A raposa política mineira iniciou uma prática comum em todos os governos desde a redemocratização: arregimentar apoios entre antigos opositores. Assim, Sarney tornou-se seu vice.

E o dr. Ulysses, o líder da oposição por duas décadas, não teve como conter a onda de apoios ao seu aliado Tancredo. Era preferível esta solução a uma derrota para Maluf nas eleições indiretas.

Quis o destino que o país vivesse mais um drama com o adoecimento do presidente eleito na noite de 14/03/1985, véspera da posse, e sua morte em 21/04. Se fosse antes, poderíamos ter outras eleições? Num quadro sem garantias jurídicas tudo poderia acontecer.

De 1985 para cá os tempos foram outros. E as decepções se acumularam: Sarney, hiperinflação, Collor, impeachment, Itamar, o Fusca, FHC, o neoliberalismo, Lula, o mensalão e outras coisas mais.

Mas a redemocratização é igual a casamento longo: perdeu parte do encanto, mas é melhor assim! Vemos os defeitos com maior facilidade, mas também aprendemos a conviver com eles e a saber que não é o fim dos tempos.
PêEsse: Sarney que é muito supersticioso não deve gostar desta foto. Dos que estão à mesa, apenas ele está vivo.

2 comentários:

Anônimo disse...

Recomendo um documentário chamado Muda Brasil que mostra os bastidores que antecederam essas eleições indiretas, com entrevistas e depoimentos dos personagens da época e um Maluf que de tão cara de pau, chega a ser engraçado.

Anônimo disse...

Zé, achou a foto no msn.com? hehe...