sábado, 5 de janeiro de 2008

Os mexicanos contra o telemarketing!

No México há algo que eu, particularmente, adoraria que existisse no Brasil: foi criado, há cerca de dois meses, um sistema de cadastro de consumidores que não desejam receber propagandas, promoções ou quaisquer tipos de ofertas via telefone.

É isso mesmo: o telemarketing, por aqui, passa a ser restrito e regulamentado.

Para se blindar contra os atendentes de telemarketing (um dos ramos que mais empregam no Brasil), é preciso fazer um cadastro no Registro Público de Consumidores (RPC) – uma espécie de Procon mexicano. Em um mês e meio, cerca de 60 mil usuários de telefonia fixa e móvel se inscreveram no RPC para se proteger dos anúncios indesejados.

Para que as empresas tomem ciência, foi publicada uma lista com os assinantes que não querem ser importunados pelos atendentes-gerúndio que lhes oferecem cartões de crédito, planos de saúde, aposentadoria privada, linha telefônica ou TV a cabo etc.

A multa para as empresas que descumprirem essa norma pode chegar a 300 mil Reais.

Tá aí uma boa dica para os órgãos brasileiros que regulamentam – ou que deveriam regulamentar – a propaganda, em especial o telemarketing.

6 comentários:

Fernanda disse...

A idéia é ótima, porém, como no Brasil, tudo vira zona, todos iriam fazer esse cadastros. E aí poderiamos ir por dois caminhos:
1 - as empresas de telemarketing desrespeitarem o cadastro ( e provavelmente nao seriam multados)
2 - muita gente desempregada.

Para que isso funcionasse no Brasil o povo teria que ser mais consciente.
Mas a idéia é boa, assim como um dia a "falecida" CPMF foi.

Anderson disse...

Fernanda: não sei se no Brasil todos fariam o cadastro, caso houvesse essa possibilidade. Acho essa hipótese pouco provável, pois pressupõe que todos: se incomodam com as ligações, saberiam do cadastro e estariam dispostos a fazê-lo.

"Tudo no Brasil vira zona": você não está sendo, digamos, muito pessimista?

Fernanda disse...

Bom, acredito que a opinião que dei é algo geral. Até hoje não encontrei quem goste de receber as ligações inoportunas e cheias de gerúndio.
Quanto ao "no Brasil tudo vira zona", posso parecer pessimista.
Gostaria que fosse diferente, mas as coisas não caminham desta forma para que minha opinião seja outra.
Espero um dia poder te dizer que sim, fui pessimista, e que tudo mudou...mas...enquanto isso, me baseio pelos fatos que chegam a mim.
E no geral, deixam bastante a desejar.

Liz / Falando de tudo! disse...

Que coisa boa hein! Por que gente... ja tentou ser educado com alguém do telemarketing? Tente! ele te enrola, e fala, fala, fala...e ai se você nao perdeu dinheiro comprando, perdeu tempo e a paciência!!
Liz

Raquel Sallum disse...

Eu acho que isso seria uma maravilha!!! E concordo com o Anderson, se pensarmos sempre que as coisas aqui não funcionam, nunca haverá a experiência de tentar. Afinal o homem é adaptável a diversas situações, se houver desemprego, será criado outros mecanismos para suprir as dificuldades. E outra, quem trabalha nisso, dizem que não é fácil,, e poderia ser um telemarketing receptível que existe já, pois as pessoas não vivem sem comprar e se houver interesse elas irão procurar.
Acho que é isso!!!

Fernanda disse...

Acredito que algumas coisas aqui para funcionarem devem ser muito bem estudadas e estruturadas para não darem brecha ao "jeitinho brasileiro".
Sim, o telemarketing receptivo é melhor, em ambos sentidos, para quem trabalha e para o consumidor.
Porém esse cadastro é feito somente para o telemarketing ativo.