domingo, 17 de fevereiro de 2008

Osso duro de roer

O filme Tropa de Elite continua sendo um osso duro de roer para a crítica de cinema, especializada ou não!

Ontem a película do diretor José Padilha recebeu o Urso de Ouro, principal prêmio do respeitado Festival de Cinema de Berlim. Para muita gente foi uma grande (e grata) surpresa, assim como ocorrera há dez anos com o Central do Brasil.

Padilha, com o ursinho na mão, agradeceu ao júri e ao produtor do filme, Marcos Prado. Este, por sua vez, lembrou: “Agora, posso dizer que ele [Padilha] fez o melhor filme do mundo, um filme que denuncia a corrupção e a violência da polícia e da sociedade brasileiras. Este prêmio é uma realidade. Vai nos permitir lutar contra essa realidade”.

Já tem gente louca da vida por conta do prêmio. E não por causa da qualidade, ou ausência dela, do filme, mas por uma questão ideológica, ligada ao problema de fundo da trama.

Que tal o Padilha dar uma chegada em São Paulo e fazer um outro filme, Matadores do 18, sobre o grupo de extermínio formado por policiais do 18º. batalhão da PM da capital paulista?

Tá aí uma idéia!

Ia dar um rebuliço danado, já que essa é uma ferida aberta numa das cidades brasileiras que mais diminuiu o número de homicídios nos últimos dez anos, feito em parte atribuído orgulhosamente pelas 'autoridades' à ‘energia’ de sua polícia!
***
Atualização das 20h20: a frase entre aspas que tinha sido atribuída a Padilha é, na verdade, do produtor Marcos Prado. O erro já foi corrigido! Obrigado aos estagiários de plantão que alertaram a editoria.

2 comentários:

Unknown disse...

Não sei se era pra tanto. Que o filme é muito bom ninguém duvida. Ou se duvida é porque fala om embasamento de não ter assistido o filme, como tem muita gente que o faz. Pra mim, claro que em minha humilde opinião, o filme foi "apressado" do meio para o fim, aparentando ser um filme que seria mais longo, mas tiveram que encurtar para "caber" no tempo provisto. O fim deixa o espectador esperando na poltrona da grande sala pensando "Já acabou?".

Talvez não tenha sido Tropa de Elite que tenha superado seus adversários, mas seus adversários que não o superaram.

Anônimo disse...

Missão Cumprida 01!!

"Chupa Variety"