quarta-feira, 27 de fevereiro de 2008

Por que eu me apaixonei pela Juno

Eu tive a oportunidade de assistir a Juno na pré-estréia, há dois finais de semana. Comentei, entusiasmado, com alguns amigos e recomendei vivamente o filme.

Durante a história, percebi que eu me apaixonava cada vez mais pela personagem da Juno, interpretada pela bela e competente Ellen Page.

Após a sessão, fiquei pensando por que tinha me apaixonado pela Juno (sim, me refiro à personagem, embora tenha gostado do filme como um todo). Cheguei às seguintes conclusões:

- Porque Juno é engraçada, inteligente, rápida no gatilho quando o negócio é falar.

- Porque ela tem idéias originais, que confrontam as verdades dos “adultos”.

- Porque Juno é bonita, sensível e um tanto fora do lugar-comum.

- Porque, acima de tudo, ela não faz tempestade em copo d’água, ou melhor, porque ela faz da tempestade um copo d’água. Ou seja, não há grandes dramas, mesmo quando outros querem dramatizar a situação.

Tudo isso não é muito comum em garotos e garotas de 15, 18 anos. Talvez seja esse o detalhe que mais me chamou a atenção.

Na sessão em que assisti ao filme havia muita gente casa dos 15 anos, que, acredito eu, haviam confundido um “filme sobre adolescentes” com um “filme para adolescentes”. Algumas garotas saíram durante a sessão; outros meninos brincavam com o celular e faziam piadinhas, talvez do casal de senhores que estava do meu lado, cada um deles com os seus 65, 70 anos.

O filme é muito bom mesmo. Aborda um tema complicado, a gravidez na adolescência, sem torná-lo maçante ao longo da trama. Além disso, o longa dirigido por Jason Reitman tem o mérito de evidenciar, como o crítico Luiz Zanin bem lembrou, a questão da tolerância em momentos difíceis, como no caso da gravidez na adolescência.

6 comentários:

Fernanda disse...

Quero muito assistir a esse filme.
Me parece ser tão bom quanto as críticas e conhecidos vem dizendo.
Quanto a personagem, comento depois que eu assistir, até agora, pelo que vc disse as características são importantes e marcantes mmo.

Edu Zanardi disse...

E porque ela gosta de Iggy Pop & The Stooges.

Precisa mais?

Unknown disse...

Eu assisti ontem e tive a mesma sensação. A Juno é meu número! hehehe

Sério! huahahua

Anônimo disse...

e ninguém falou da fantástica diretora? A impagável stripper Diablo Cody e seu vestido Channel de oncinha, tatuagens por todo canto e batom vermelho pelos tapetes do Oscar? Em entrevista disse que foi stripper mesmo pois nunca soube dançar!!!!Fantástica.

Anônimo disse...

corrigindo...a Diablo Cody foi a roteirista premiada com o Oscar de melhor roteiro.

Fernanda disse...

Acabei de chegar do cinema...o filme é realmente muito bom.
Quanto a personagem, achei ela um espelho de muitas meninas/mulheres.
Ela é madura mas é doidinha, ela é meiga mas ao mesmo tempo "punk".
Ela tem muitas mulheres dentro de si.
Acho que ela só se torna "fantástica" aos homens, por isso, por juntar as qualidades de muitas mulheres reais...