domingo, 30 de março de 2008

O verdadeiro pagode de fundo de quintal

Era fim da década de 70 e, numa quadra no bairro do Cacique de Ramos, Rio de Janeiro, depois do futebol, acontecia uma animada roda de samba, que juntava músicos e compositores oriundos de diversas escolas e blocos do carnaval carioca.

Nascia, assim, um movimento cultural ímpar na história da música e do samba no Brasil.

Aquela roda tinha algo de especial, algo diferente de tudo o que já havia sido feito até então. Eles faziam samba porque gostavam, sabiam e representavam com propriedade compositores do quilate de: Candeia, Nelson Cavaquinho, Cartola, Heitor dos Prazeres, Ismael Silva, Wilson Moreira, Nei Lopes, Paulinho da Viola, Noel Rosa, Geraldo Filme e tantos outros.

Tornou-se hábito a roda ser freqüentada por jogadores de futebol, personalidades da sociedade e da televisão. Artistas do samba, ao gravarem seus discos, iam procurar novas inspirações na roda do Cacique, dando crédito, assim, à qualidade dos sambas que surgiam desse novo movimento.

O movimento ganhou o apadrinhamento de Beth Carvalho, e dali saíram: Almir Guineto, Jorge Aragão, Sombrinha, Bira Presidente, Ubirany, Sereno e Neocy, que juntos integraram a primeira formação do Grupo Fundo de Quintal. Depois ainda vieram Arlindo Cruz (que também fez parte do grupo), Zeca Pagodinho, Luis Carlos da Vila, Mauro Diniz, e muitos outros.

Pagode – que tem no seu verdadeiro significado o sentido de reunião (ou baile) onde se toca ritmos populares acompanhados por percussão, violão e cavaquinho – no Cacique de Ramos era feito na sua mais primitiva essência, o que também, por muito tempo, foi levado adiante pelo Grupo Fundo de Quintal.

Nos anos 90 houve um grande “boom” de grupos do gênero e o que já era popular, tornou-se ainda mais freqüente nas FM’s. Com isso, obviamente as tradições não foram mantidas e o que passou a valer foi o interesse comercial das gravadoras e da mídia.

O pagode ficou, então, estigmatizado com aquela imagem dos óculos na cabeça, mustangs amarelos, exames de DNA, passinhos ridículos e letras melosas. Estigma que talvez nunca seja revertido.

O Grupo Fundo de Quintal, assim como muitos de seus ex-integrantes também não conseguiram manter sua essência e, há pelo menos 10 anos, vivem de regravações dos sucessos das longínquas rodas do Cacique.

As verdadeiras rodas de samba e de pagode, hoje, vivem na cena alternativa, principalmente no Rio de Janeiro e em alguns bairros de São Paulo. Na mídia o samba virou sinônimo de elite, e artistas populares como Zeca Pagodinho, Paulinho da Viola, Martinho da Vila e Beth Carvalho se apresentam em casas luxuosas, onde uma latinha de cerveja custa R$ 6,00 e a entrada não sai por menos de 50 (e pra ficar lá de longe).

Para homenagear a boa e velha roda de samba, o clipe da semana traz os paulistanos do Quinteto em Branco e Preto com o samba Patrimônio da Humanidade.

“O samba me traz tanta recordação / Enche a minha alma de inspiração / Patrimônio da humanidade / Brasileiro de verdade, que mora no meu coração”

4 comentários:

Edu Zanardi disse...

Dúvida cruel: Lecy Brandão fez parte do Fundo de Quintal ou apenas frequentava (e foi descoberta) no mesmo pagode?

Fábio Almeida disse...

A Lecy frequentava a roda, mas ela já era conhecida por pertencer a ala de compositores da mangueira. Porém, ficou conhecida nacionalmente gravando o samba "Isso é fundo de quintal"

Anônimo disse...

Acho que poderia ter falado de outros grupos que também fizeram samba de verdade na década de 90, não foi só o fundo de quintal. mas o quinteto é muito bom. representa a periferia . abraço
marcinho

Anônimo disse...

[url=http://kfarbair.com][img]http://www.kfarbair.com/_images/_photos/photo_big7.jpg[/img][/url]

מלון [url=http://www.kfarbair.com]כפר בעיר[/url] - שלווה, [url=http://www.kfarbair.com/about.html]חדרים[/url] מרווחים, אינטימיות, [url=http://kfarbair.com/services.html]שקט[/url] . אנו מציעים שירותי אירוח מגוונים כמו כן ישנו במקום שירות חדרים המכיל [url=http://www.kfarbair.com/eng/index.html]אחרוחות רומנטיות[/url] במחירים מפתיעים אשר מוגשות ישירות לחדרכם.

לפרטים נוספים אנא גשו לאתר האינטרנט שלנו - [url=http://kfarbair.com]כפר בעיר[/url] [url=http://www.kfarbair.com/contact.html][img]http://www.kfarbair.com/_images/apixel.gif[/img][/url]