quinta-feira, 29 de maio de 2008

O ovo ou a galinha

Não sei se vocês já tiveram a estranha sensação de que, repentinamente, um fato inusitado se torna comum e passa a se repetir com uma freqüência indesejada.

Por exemplo: há coisa de um ano, era o lance dos aviões que caíam. Todo dia uma notícia informava que em algum lugar do mundo houvera uma pane ou acidente aéreo. Ora grandes aviões que tiveram de voar com uma única turbina; ora helicóptero que caía sobre um conjunto de casas; ora ultraleve que pousava em plena Fernão Dias!

Lembro-me de ter perguntado aqui no CGC se ocorrera alguma mudança brusca nas leis do universo ou se esses acidentes sempre aconteceram e nós é que não os percebêramos! Fiquei sem resposta!

Agora, a nova moda: dirigir na contramão! Ah, e de preferência numa rodovia ou grande avenida e em alta velocidade! Em pouco tempo, três casos. Um rapaz se matou na Castelo Branco; uma mulher quase na Imigrantes; outra também ficou no quase na Vinte e Três de Maio.

O que acontece?

Dos casos, sabe-se que as mulheres tinham alguns transtornos. Ok! Mas por que só agora resolveram dirigir na contramão?

Será alguma lei da natureza que coordena essas coincidências?

Será que isso sempre aconteceu e só agora está sendo noticiado? (De repente pode aparecer algum levantamento dizendo que todos os dias várias pessoas dirigem na contramão em estradas e grandes avenidas)

Ou será que tem acontecido porque está sendo noticiado?

Dúvidas cruéis!

A impressão é de um efeito em cascata: informa-se sobre algo estranho, extraordinário, e aquilo deixa de ser estranho, extraordinário, tornando-se, infelizmente, cotidiano, comum!

A partir de hoje, prestarei (bastante) a atenção quando estiver dirigindo nas Marginais ou na Vinte e Três!

3 comentários:

Anônimo disse...

Eu acho que essas coisas sempre acontecem, a diferença é que depois de um caso com maiores proporções, a mídia começa noticiar outros semelhantes.

Lembra quando todo dia achavam um bebê na lata do lixo?

Anônimo disse...

Sim, no caso das mulheres havia um transtorno...

O transtorno natural de mulheres ao volante!!!

Edu Zanardi disse...

Não se esqueçam do motorista da Viação Itapemirim que meteu o busão na contramão da alça de acesso da Bandeirantes... houve colisão com um Fiesta e os dois jovens do carro morreram.