terça-feira, 24 de junho de 2008

O trânsito e o frio

Em lógica e estatística fala-se muito em “correlação” e em “causalidade”. Há correlação positiva, negativa, nula, causalidade, causalidade reversa, entre outros termos que servem para estabelecer uma relação entre dois (ou mais) acontecimentos (no linguajar estatístico: variáveis).

Essas “ferramentas lógicas” são fundamentais à construção de argumentos sólidos, convincentes, bem como à compreensão (e explicação) precisa de alguns eventos cotidianos.

No entanto, desde a tarde de ontem estou encafifado com esse treco de “correlação”, “causalidade”.

Às 17h30, horário de pico, o repórter de trânsito informou na rádio: em São Paulo, 33 quilômetros de congestionamento. [Nesse horário, os motoristas enfrentam, normalmente, 90, 100 km). Comentário do âncora: é o frio!

Cocei a cabeça, mas deixei pra lá!

Agora cedo, novamente a notícia: São Paulo tem trânsito de cidadezinha do interior. São 9h e há apenas 17 quilômetros de vias congestionadas. Novamente o locutor: é o frio!

Hei, espera aí! Então quer dizer que quando faz frio ninguém sai com o carro na rua?

Abaixo de 15 graus, as pessoas que normalmente vão trabalhar com o automóvel deixam seus possantes em casa para se refugiar no calorzinho do metrô?

Ou então, mais radical: ninguém trabalha com o frio?

Hum, desconfio que exista alguma variável omitida nessas correlações, no caso, negativas – como, por exemplo, a coincidência do frio com a iminência das férias escolares. Do ponto de vista lógico, e do jeito como foram estabelecidas (mais frio, menos trânsito), elas não se sustentam.

Não há dados que nos façam acreditar que os congestionamentos são provocados por pessoas que saem de casa sem necessidade, para passear pela 23 de Maio, às 9h! Aí quando faz frio, essas pessoas descansam até mais tarde!

Mas os locutores continuam com sua “estranha constatação”: não tem trânsito intenso porque está frio! Caso houvesse de fato essa correlação, torceria para fazer 5 graus em São Paulo por seis meses durante o ano, só para não ficar parado na Marginal!

5 comentários:

Anônimo disse...

Engraçado, porque hoje estava com essa mesma dúvida...peguei 23, Radial, Rebouças, passei por Pinheiros, Marginais... trânsito intenso, mas sem muitos problemas.

O frio espanta, mas acho que tem muito mais relação com as férias.

Não tô achando ruim não!

Fernanda disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Fernanda disse...

Realmente, essa correlação do trânsito com o frio não tem muita lógica não.
Acho difícil alguém acordar e dizer: "Tá muito frio, vou enfrentar a muvuca do metrô só pq é quentinho" rs
Acredito que a ligação esteja nas férias sim.

Mila disse...

essa correlação não faz mesmo qualquer sentido... acho que as férias escolares são um argumento mais válido, mas mesmo assim...sei lá...

de qualquer forma, que continue assim..se bem que eu me escondo do frio no calor do metrô, não por vontade, mas enfim...

Edu Zanardi disse...

Que férias que nada, é o frio mesmo!

Vocês já viram os índices de congestionamento na Islândia... quase 0!