sábado, 28 de junho de 2008

Vida de compositor


Carioca, 47 anos, concursado e analista financeiro do Banco do Brasil. Com essa descrição, difícil imaginar tratar-se de um dos mais requisitados compositores do samba atualmente.

Wanderley Monteiro, botafoguense “sofredor”, de sorriso fácil e simpatia ímpar, faz parte da ala de compositores da Portela. Está na batalha desde os anos 80 e hoje está se consolidando como um dos expoentes do novo cenário do samba.

Lançou em 2004, o CD Vida de Compositor (indicado ao Prêmio Tim na categoria Revelação), com 14 músicas de sua autoria, com diferentes parceiros. Dono de uma voz grave e aveludada - palavras de Nei Lopes - o trabalho revela um compositor refinado, cadente e fiel às raízes do ritmo.

Tem em Água de chuva no mar (o meu coração, hoje tem paz, decepção ficou pra trás...), gravada por Beth Carvalho, seu maior sucesso, música que é presença certa em qualquer roda de samba.

Diogo Nogueira, Juliana Amaral, Tia Surica, Luis Carlos da Vila, também são alguns sambistas que já gravaram músicas do compositor.

Como bom sambista, ele também é bom de copo e de papo, e é sempre uma satisfação encontrá-lo nas suas apresentações quinzenais no Bar Samba, na Vila Madalena, e poder compartilhar alguns copos e histórias da sua vida de compositor.

Wanderley comanda semanalmente rodas de samba no Rio e em São Paulo. Confira sua agenda e mais informações no seu site.

Um comentário:

Unknown disse...

Valeu, Fábio, o chopp preto está a sua espera. Agora de metrô.

Abraço,

Wanderley Monteiro