segunda-feira, 14 de julho de 2008

Notas hispano-romanas

O exercício da comparação é sempre difícil pela carga de valores que carrega e suas generalizações. Ao mesmo tempo, é um recurso fácil pois permite reconhecimentos.

Pedindo desculpas pelos valores implícitos e explícitos eis algumas observações.

A Espanha é mais organizada e os espanhóis mais diretos. Os romanos menos organizados e mais simpáticos.

Exemplos concretíssimos:

a) o metrô em Roma, em algumas estações fechadas para obras, mantém a escada rolante ligada para que você desça às profundezas e encontre a porta cerrada. No mesmo caso, em Madrid, um ônibus te transfere de uma estação a outra em minutos.

b) nos bares e cafés, com uma questão de idiomas semelhante ao nosso português, o italiano quer se comunicar de qualquer modo, inclusive com as mãos...

c) o trânsito em Roma, caótico; em Madrid a ordem; uma cidade é mais suja e invadida por turistas, a outra mais limpa e mais ensimesmada; em ambas, hordas de imigrantes.

d) os imigrantes de Madrid são do leste europeu e hispano-americanos; em Roma a presença do norte da África é mais visível. Sobre os imigrantes: eles merecem um post à parte.

e) em Roma, para um café ou um passeio, querem te seduzir; em Madrid, querem te convencer, são seguros.

Ambas cidades têm seus encantos.

P.S. Impossível não comentar uma publicidade em Roma com Ronaldo (o gorducho). Ele é garoto-propaganda de um produto de crescimento capilar. A propaganda é tão fajuta que chega a ser divertida. Dentre tantas questões não sabia que o modelito cabeça raspada era uma questão capilar...

2 comentários:

Fernanda disse...

Não fui pra Espanha, mas fui pra Itália, em Roma.
De fato, o trânsito é caótico.
Achei o ônibus bom, apesar de que qualquer um anda sem pagar, pois não há um controle efetivo de quem validou o cartão ou não.
Achei também, os romanos um tanto quanto grossos..pra ser mais específica, um gordinho barbudo do correio próximo ao Vaticano! Curto e grosso!!!
Mas a cidade é encantadora, sedutora!!!

Anônimo disse...

Quanto ao trânsito, o melhor é sempre andar a pé. Se Paris estivesse nas comparações então...
Quanto às cidades, só fiquei morrendo de vontade em ver as fotos abaixo, principalmente pela arte.
Ahn e os romanos apenas se apoderaram da arte alheia (oukei, salvo os arcos)
Quanto ao Gorducho... melhor não comentar.

Cá estou gente.