sábado, 6 de setembro de 2008

Lição de Cidadania

cidadão
sm (cidade+ão2) 1 Habitante de uma cidade. 2 Indivíduo no gozo dos direitos civis e políticos de um Estado. Fem: cidadã e cidadoa. Pl: cidadãos

Estamos em época de eleições municipais e pelo que tenho acompanhado, as eleições em São Paulo andam mornas, as promessas e os principais candidatos são os mesmos e o segundo turno parece estar desenhado.

Acabo de presenciar, aqui em Afogados, talvez a maior manifestação de cidadania que eu tenha visto.

No fim de semana se formam as carreatas e os comícios das candidaturas. O discurso e o perfil dos candidatos não foge muito daquele padrão “já” conhecido.

Há o que busca a renovação, aquele que quer permanecer e o que quer a retomada do poder. Tem o preferido dos ricos e o preferido dos pobres.

O que mais me toca é o envolvimento dos moradores com o pleito municipal. Eles discutem pra valer, com emoção, preocupação e muita vibração.

Moradores desfilam com adesivos colados nas camisetas, bonés, celulares e fazem questão de acompanhar o discurso do adversário (em parte como forma de intimidação).

Pude, em um dos comícios, assistir depoimentos de moradores humildes, sofridos, que talvez não saibam ler e nem escrever, mas que tem na essência da palavra a sabedoria suficiente para expressar suas necessidades e as carências do município.

Foram depoimentos espontâneos, sem nenhuma marmelada, que exprimem as feridas de quem mais sente na pele os desmandos e o jogo de interesses que a disputa política de uma cidade pequena pode causar nos mais necessitados.

Sempre tive como convicção que falar de política é necessário, a troca de idéias e as divergências são fundamentais para a evolução da sociedade.

Porém, em uma cidade grande, as necessidades individuais falam bem mais alto. Debater sobre eleições e política se torna secundário, você é tachado de chato, patriota, utópico e etc.

3 comentários:

Anônimo disse...

è realmente!!!
o envolvimento politico da população de Afogados, chega a ser assustador... parece final de copa do mundo...todos sem exceção vão as ruas...

muito bem lembrado Fábio...

esperamos este envolvimento por parte dos politicos que aqui se destacam...

Edu Zanardi disse...

Pergunta: esse envolvimento é realmente espontâneo ou patrocinado (como os adesivos)?

O engajamento, o acompanhamento e as cobranças são feitas durante os 4 anos ou, subitamente, apenas na hora da "boca de urna"?

Anônimo disse...

Edu: o o envolvimento nas eleições posso afirmar que é espontâneo. Isso não é só em dia de comício, é a semana inteira! Quanto as cobranças e o acompanhamento ainda não tenho condições de afirmar.