terça-feira, 21 de outubro de 2008

Tudo igual, mas poderia ser diferente!

Dia desses, folheando o jornal, vi uma propaganda da grade de programação da TV Record!

Estavam lá: as novelas, o “Repórter Record”, o “Domingo Espetacular”, os programas matutinos, entre outras atrações (?).

Todo mundo sabe da estratégia da TV Record de se fixar em segundo lugar no Ibope e de, ainda neste milênio, alcançar a Globo!

Mas precisava ser tudo tão igual?

As cores, a luz e o volume dos logos, os nomes (“Espetacular” no lugar de “Fantástico”, quanta imaginação), o estilo etc.! Isso para não falar da TV a cabo! Tudo igual. E igual, neste caso, não significa que a qualidade seja a mesma! Aliás, está bem longe ainda.

A pergunta é: dá para fazer algo bom e diferente do que os programas globais?

Acredito que sim! E dou alguns exemplos de programas que eu considero bons e que não são cópias mal feitas!

Um deles é o “Leitura Dinâmica”, da Rede TV! É um programa jornalístico, com um formato interessante e sempre apresentado por mulheres bonitas. É o estilo de notícias “a conta-gotas”, rápidas, próprias para um resumo no fim de noite!

Outro programa bacana é o “Todo Seu”, apresentado pelo Ronnie Von na Gazeta. Apesar do nome ridículo, o programa tem sempre convidados interessantes, música ao vivo e entrevistas equilibradas. Os temas são os mais variados, indo de culinária, passando por história e chegando ao cinema.

Há outros tantos programas televisivos que gosto, como: o jovem CQC (na Band), os já experientes “Ensaio”, “Roda Viva”, “Metrópolis”, “Sr. Brasil” e “Opinião Nacional” (na Cultura), o repetitivo “Chaves” (no SBT), e por aí vai!

Ou seja: a Record, que tem no seu “episcopado” e nos fiéis uma poderosa fonte de recursos, poderia fazer algo melhor do que copiar a Globo! Está tudo igual na emissora da IURD, mas poderia ser diferente!

Nenhum comentário: