quinta-feira, 5 de fevereiro de 2009

O carnaval

Dizem que o carnaval de avenida é uma festa do povo e que escolas de samba são comunidades. Mas sabemos que o carnaval é negócio, que as escolas viraram empresas e que as chamadas comunidades viraram mero detalhe.

Fico vendo essas vinhetas de carnaval da TV Globo que não divulgam o nome do samba-enredo nem dos autores e nem do intérprete. Tudo bem, que no final de fevereiro todos são descartados, sendo vencedores ou não. Mas não custa dar a informação.

O desfile é feito, pensado e direcionado para meia dúzia de jurados e não para a arquibancada.

Geralmente a escola que mais empolga o público não termina como vencedora.

O desfile tem que ser certinho, burocrático, esbanjar riqueza e celebridades (algumas só de ocasião).

Acho uma pena que o produto cultural mais vendido para o exterior e que serve de referência quando se fala em “Brazil”, tenha se transformado num jogo de cartas marcadas e tirando a beleza das cores e o som da bateria não traz nada de agregador para nossa música.

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