quarta-feira, 24 de março de 2010

O CQC, a TV e a cabeça do brasileiro

O programa CQC (Custe o que Custar), da Band, entrou numa polêmica nesta semana ao testar, ainda que sem nomeá-lo, o grau de privatização da coisa pública em uma cidade de São Paulo.

Os simpáticos jovens de terno preto decidiram presentear uma prefeitura qualquer, escolhida por sorteio, com uma TV de plasma para ser doada a uma escola municipal. Para ter certeza do seu destino, o programa instalou um GPS no televisor.

Barueri foi a cidade sorteada e a Secretaria de Educação recebeu o aparelho, que passou a pertencer, pois, ao Patrimônio Público.

Porém, a TV não chegou até a escola. Seu destino foi a casa de uma funcionária da prefeitura. (Clique AQUI para assistir à entrevista com o prefeito de Barueri)

Por quê? Ah, talvez porque ela tenha gostado da tela plana ou porque precisasse de uma televisão nova.

Ou, quem sabe, porque ela, tal qual significativa parcela dos brasileiros, não viu problemas em se apropriar de algo que é público.

Esse caso não revoltará, certamente, 17% dos brasileiros, que consideram que “se alguém é eleito para um cargo público, deve usá-lo em benefício próprio”. Nem incomodará 74% (sim, três quartos da população!), que pensam que “cada um deve cuidar somente do que é seu, e o governo cuida do que é público”.

Esses dados estão no livro “A Cabeça do Brasileiro”, do sociólogo Alberto Carlos de Almeida, lançado em 2007 pela editora Record.

Uma boa dica de leitura para os interessados em saber o que os brasileiros pensamos (claro, a partir de pesquisa com metodologia específica e explicada no início do livro) sobre ética, sexualidade, jeitinho, fatalismo, raça, política etc.

2 comentários:

fábio disse...

A matéria foi muito boa! A reação do prefeito foi, no mínimo, imbecil! A política brasileira virou pauta humorística, os responsáveis levam tudo na brincadeira.

E o povo tá mais preocupado com o caso Isabela, com quem vai sair no Big Brother, com as festas do Adriano... o resto, o resto é dispensável!

Edu Zanardi disse...

A matéria foi muito boa mesmo, mas já que o CQC cutucou, que acompanhe e traga os resultados do processo até o fim. Queremos saber das punições! Senão, como o Fábio comentou, será mais um assunto lembrado nas rodinhas de bate-papo como piada!

Um dos grandes problemas do Brasil é a impunidade. E o esquecimento das coisas, dos escândalos, dos processos dão margem para a impunidade – ninguém lembra mesmo. Não é a toa que brasileiro tem memória curta!

Falando em piada, lembrei dessa: o anjo chega para Deus e comenta: - poxa, esse país tem a maior floresta tropical do mundo, um dos maiores ecossistemas do planeta, tudo que planta dá, praias lindas, ótimo clima e nem um furacão, vulcão e terremoto pra atrapalhar... será o paraíso na Terra! Daí Deus vira e fala: - é, mas você não sabe o povinho que eu coloquei pra cuidar desse “paraíso”...