segunda-feira, 8 de março de 2010

Sobre o Oscar...

Guerra ao Terror faturou 6 estatuetas, entre elas as mais cobiçadas de melhor filme e direção, desbancando o badalado Avatar que ganhou apenas prêmios técnicos. Foi e não foi uma surpresa. Eu ainda ficaria, como filme, obra e tudo mais, com Bastardos Inglórios e Tarantino. Mas...

A única surpresa pra mim, e grata surpresa, foi a categoria de melhor filme estrangeiro. O Segredo dos seus olhos é um filme grandioso, filmaço mesmo. Comédia, drama, ação, romance e diálogos deliciosos. Ricardo Darín e cia. estão perfeitos!

Sandra Bullock não me convenceu com sua atuação em Um sonho possível, não a ponto de ganhar a estatueta. Meryl Streep deveria ter sido a premiada.

Apesar de Coração Louco ser um filme mediano, Jeff Bridges como melhor ator: inquestionável! E se fosse o Clonney também seria. Duas grandes atuações.

Abaixo, todos os vencedores:

- Filme: "Guerra ao Terror".

- Diretor: Kathryn Bigelow ("Guerra ao Terror").

- Ator: Jeff Bridges ("Coração Louco").

- Atriz: Sandra Bullock ("Um Sonho Possível").

- Ator Coadjuvante: Christoph Waltz ("Bastardos Inglórios").

- Atriz Coadjuvante: Mo'Nique ("Preciosa - Uma História de Esperança").

- Filme Estrangeiro: "O Segredo dos Seus Olhos" (Argentina).

- Animação: "Up - Altas Aventuras".

- Roteiro Original: Mark Boal ("Guerra ao Terror").

- Roteiro Adaptado: Geoffrey Fletcher ("Preciosa - Uma História de Esperança").

- Documentário: "The Cove".

- Curta de Animação: "Logorama".

- Documentário de Curta-Metragem: "Music by Prudence".

- Curta-Metragem: "The New Tenants".

- Trilha Sonora Original: "Up - Altas Aventuras".

- Canção Original: "The Weary Kind" ("Coração Louco").

- Direção de Arte: "Avatar".

- Efeitos Visuais: "Avatar".

- Fotografia: "Avatar".

- Edição de Som: "Guerra ao Terror".

- Mixagem de Som: "Guerra ao Terror".

- Maquiagem: "Star Trek".

- Figurino: "The Young Victoria".

- Montagem: "Guerra ao Terror".

E pra começar a semana ainda no clima do tapete vermelho, Bad Blake (ou Jeff Bridges, se preferirem), com a canção vencedora do Oscar, The Weary Kind.

7 comentários:

gabriel disse...

Não assisti todos os filmes, mas também acho que o tarantino merecia algum prêmio, esse filme argentino tá sendo muito bem falado e pela sua descrição parece ter um pouco de tudo, vou querer assistir. parabéns para o blog, feito com muito capricho

Edu Zanardi disse...

Ótimas barbadas: Waltz, Mo’Nique e Up.

Ator: não vi Coração Louco, mas tudo menos George Clooney com cara de George Clooney em Amor Sem Escalas. GC com cara de GC não vinga nem em comercial de nespresso... Atriz: gostei da Sandra Bullock, estava torcendo por ela! Falando nisso... Fábio, ou o senhor está um rato de pré-estreias ou um rato de banquinha. Onde tu assistiu Blind Side?

Diretor: Bigelow ganhou, legal, primeira mulher... lindíssima aos 58 anos (dá-lhe Renew), mas eu entendo que James Cameron teve mais trabalho como diretor do que sua ex. Inventar e coordenar todo aquele mundo é um senhor trampo de direção. Pelo conjunto eu daria o prêmio para o papai smurf (leia-se na’vi).

Avatar vs. Guerra: que baile que Avatar tomou. Em todas as categorias que concorreu com Guerra os azuis levaram pau!

Cerimônia: manja cobertor velho, que quando cobre a orelha deixa o pé de fora? O que adianta limitar o tempo dos discursos (para as categorias menores – pq ninguém subiu a música enquanto Jeff Bridges enchia os pacova!), tirar os musicais se me colocam 10 indicados para melhor filme, uma dança besta para anunciar trilha sonora e os amiguinhos dos atores e atrizes enchendo linguiça? Nada! Cerimônia lenta novamente.

Bacana: os 2 MC’s, a apresentação das animações, Ben Stiller de na’vi (muito bom), e o tênis de Robert Downey Jr; e por fim, mas não menos importante, por que Zé Wilker não estava de meia escocesa?

Evelyn disse...

Fábio concordo com vc sobre Bastardos Ingloriós, mas não somos maioria né. Me contento por Avatar não ter levado melhor direção e melhor filme, embora não tenha me sentido muito confortável concordando com o José Wilker.

Christoph Waltz deu um show, como ele mesmo disse, muito bem dirigido pelo nosso querido Tarantino. Pra mim levou coadjuvante e ator...rs

Sandra Bullock eu não posso falar, pois não vi o filme, Um Sonho Impossível, mas affffff acho que nem precisa. Que ganhasse a Mo’Nique ou a menina do Educação - sorry, não sei o nome - já que a Meryl Streep tem muitas estatuetas.

E UP, fiquei feliz, ooooooh que lindo, lindo, lindo!!!

;)

Fábio Almeida disse...

Edu: tive que apelar para a banquinha e assisti Blind Side no português de Portugal (uma beleza!). O Clooney foi bem, não seja tão mal!

Evelyn: Meryl Streep merece todas as estatuetas enquanto não aparecer outra para batê-la. E o filme da Sandra Bullock é bacana, vale a pena ser assistido. Mas o Oscar foi exagero!

Gabriel: valeu pelo comentário e elogio!

É muito provável que quando o Tarantino ganhar o Oscar, seja nesse esquema de compensação e talvez com um filme mediano, abaixo da sua genialidade!

Edu Zanardi disse...

Eve, a Mo’nique ganhou coadjuvante, você confundiu com a preciosa Gabourey Sidibe – que desdenhou do troféu quando descobriu que não vinha chocolate dentro (brincadeira!!!).

Evelyn disse...

Putz Du, valeu, confundi mesmo. Mas eu queria mesmo era que a nossa queridíssima Meryl ganhasse, não é Fábio?!

Muito boa a do chocolate... kkkkkkkkkk

Anônimo disse...

Naty, cadê vc!?