terça-feira, 6 de julho de 2010

Novos tempos!

Acabo de terminar a leitura de O Novo mundo digital: Você já está nele. Oportunidades, ameaças e as mudanças que estamos vivendo, de Ricardo Neves.

Daqueles livros que se lê para agregar no trabalho e tudo o mais. No entanto, foi uma grata surpresa, o autor utiliza muito bem exemplos históricos para ilustrar a evolução da sociedade e como estamos encarando e nos moldando diante dessa revolução tecnológica dos últimos anos.

(aqui estou eu, escrevendo de madrugada um texto que em minutos estará disponível num blog e que qualquer pessoa pode ter acesso, eu não imaginaria uma coisa dessas quando eu estava no colégio...)

Lembro dos Jetsons e daqueles hábitos futuristas, eu ficava encantado com aquilo... e não é que estamos inseridos nesse contexto, talvez só nos falte os carros voadores (e ollha que a frota de helicópteros aumenta vertiginosamente).

Eu acho um privilégio participar ativamente disso tudo, lembrar que fiz curso de DOS, de datilografia, que já fiz controle de estoque a mão em folha quadriculada e hoje consigo trabalhar sentado num café na Avenida Paulista, no sofá de casa, na mesa do escritório, com os mesmos recursos e a mesma produtividade.

Abaixo, transcrevo um trecho do início do livro, talvez seja óbvio demais, mas nem tanto, vale a reflexão e vale ser passado adiante:

Se você está nos seus 80, 90 anos de vida, pense em aprender a usar a internet para ter uma idéia do que espera a humanidade nos próximos anos. Se você está nos seus 60 e 70 anos, aprender a usar os recursos da internet vai fazer bem, sobretudo como exercício para seus neurônios. Isso vai ajudá-lo a chegar melhor ainda aos 80, 90, quem sabe aos cem! Se você está nos seus 40, 50 anos, não vacile nem um segundo em se tornar proficiente, sob o risco de envelhecer e se tornar irrelevante. Do ponto de vista social e produtivo, muitos anos antes da velhice provecta. Se você tem menos de 30, não se preocupe, a Internet será parte natural de seu futuro, inevitavelmente.

Um comentário:

Will disse...

Estarei adquirindo esta boa leitura.