sexta-feira, 7 de janeiro de 2011

Os filmes de Dezembro (ou do ano passado)

On Theaters

A Rede Social
(The Social Network), 2010. Três coisas fazem do filme do Facebook um dos melhores de 2010. 1) a história em si é digna de cinema; 2) a direção de David Fincher e o trabalho de edição; 3) as interpretações – Eisenberg, Timberlake e Garfield estão ótimos. Arrisco dizer que é o Cidadão Kane da era Digital – a rosebud de Zuckerberg: ela aceita ou não? Em 2010 só ficou atrás de A Origem. Nota: 6 gotas.

Harry Potter e As Relíquias da Morte - Parte 1 (Harry Potter and the Deathly Hallows - Part One), 2010. Achei a idéia de separar o último livro em duas partes excelente. Em vez de um final de 15 minutos teremos um Grand Finale de 2h00 de duração! Aí sim! Para àqueles que não gostaram do final corrido d’A Ordem da Fênix, agora não teremos do que reclamar. Gosto bastante do trabalho de interpretação de todo o elenco. E tem também o lado social... Nunca na história do cinema um filme empregou tantos atores velhos – nem em Cocoon! Nota: 4 gotas (e ansioso pela parte 2).

On DVD

Homens Que Encaram Cabras
(The Men Who Stare at Goats), 2009. Ewan McGregor é um jornalista que leva chifre da mulher e resolve cobrir a guerra no Iraque. Lá conhece George Clooney, um ex-soldado da 1ª unidade parapsicológica do exercito americano treinada por Jeff Bridges e sabotada por Kevin Spacey. E a cabra? Uma história sem pé nem cabeça onde as cabras não têm importância nenhuma e tudo termina com McGregor dando uma de Jedi (de novo)! Uma merda. Nota: 1 gota.

Eu, Meu Irmão e Nossa Namorada (Dan In Real Life), 2008. Eu acho que eu já vi esse filme, mas com outro nome... Ah, lembrei! Já assistiu Tudo em Família? Pois é igualzinho. O irmão leva a namorada para passar o Natal na casa dos pais, daí o outro irmão se apaixona pela namorada do irmão, daí ela vai embora, mas depois volta pra virar a namorada do irmão do um. Sacou? Como eu gosto do Steve Carell (sério) e da Juliette Binoche, vai ganhar uma gota a mais. Nota: 2 gotas.

A Batalha dos 3 Reinos (Red Cliff), 2008. Épico chinês dirigido por John Woo. Ah, mas eu não gosto daqueles ninjas voando sobre bambus tipo O Tigre e o Dragão! Calma valentão, não tem nada disso. A Batalha é um filme de guerra, com belas cenas de luta, grandes atuações e estratégias de batalha sensacionais. Mas fique atento para não perder a legenda, pois enquanto você tenta ler “vamos avançar pela frente com toda a força” o china já mandou um xi ping jo há muito tempo! Nota: 5 gotas.

Transformers: A Vingança dos Derrotados (Transformers: Revenge of the Fallen), 2009. Você sabe qual é a história do filme? Não. Nem eu. E quem se importa? A gente só quer ver porrada entre robôs gigantes e a Megan Fox. Filme pra nenhum mecânico botar defeito. É melhor que o primeiro porque agora você consegue distinguir quem é quem nas lutas. E eu quero um Bumblebee novo (esse eu tinha)! Nota: 2 gotas (o desenho era bem mais legal).

Percy Jackson e os Olimpianos: O Ladrão de Raios (Percy Jackson and the Lightning Thief), 2010. Quem leu o livro deve ter as mesmas críticas dos pottermaniacos. Como eu entendo a palavra ADAPTAÇÃO, relevo os buracos do roteiro e o resultado é bom e divertido. PJ é filho de Poseidon e junto com Hermione e Rony (?) sai em missão atrás do cara que roubou o raio de Zeus. Participações especiais de Sean Bean, Uma Thurman, Rosario Dawson e Pierce Brosnan. Nota: 3 gotas.

Letra e Música (Music and Lyrics), 2007. Caraca, esse filme já tem 4 anos! Ah o frescor das comédias românticas e seus roteiros sempre originais. #HughGrantCanastrãoStyle. Nota: 1 gota.

Segredos de Estado (Quelques Jours em Septembre), 2006. Ignorem qualquer sinopse desse filme, elas entregam o final – não que não dê pra sacar, mas por que não ficar com a pulginha atrás da orelha? Juliette Binoche sempre ótima; John Turturro sempre style. Dica: se você sacar o final adiante algumas cenas, porque o filme é francês e tem hora que enche o saco. Destaque para a discussão sobre o povo americano. Nota: 3 gotas.

O Menino do Pijama Listrado (The Boy in the Striped Pajamas), 2008. Filmes sobre o holocausto me incomodam*, mas a abordagem do tema pelo ponto de vista de dois garotos (um alemão e um judeu) separados por uma cerca é muito bacana. Tão bacana que você sente vontade de ver mais da interação entre o expressionista Bruno e o meigo Schmuel (que tadinho, é a cara do Gollum). O filme poderia ter mais que os 90 minutos originais. No elenco Vera Farmiga e David (Lupin) Thewlis. Prepare o lenço. Nota: 3 gotas.

*
Nada que uma sessão de Bastardos Inglórios não resolva!

2 comentários:

leslie disse...

Adorei esse post!!

Fecho contigo em: A Origem...que filmaço!!
Harry parte 1...excelente terem dividido-o em 2 partes, assim dá prá saborear...e fecho contigo quanto ao elenco.
O Menino do pijama....deve ser assistido...é obrigatório aos cinéfilos!!
Transformers sempre gracinha!!

Fiquei interessada em A Batalha dos 3 Reinos e preciso assistir A Rede Social....terei as férias prá sessões double no cinema ou quanto aguentar em uma tarde/noite de super diversão...exceto amanhã, pq tenho um encontro marcado com a NFL e com o UFC....diferente de alguem que estará tomando sorvete....hahahahaha.....

leslie disse...

Ahh...e pretendo estar na pré estréia do Harry 2ªparte em julho de 2011!! Amo os livros e adoro os filmes!!