segunda-feira, 27 de agosto de 2007

Alemanha, racismo e Youtube

Do site português Diário Digital, 27/08/2007.
.
.
Racismo: Governo alemão admite processar Youtube.

O Governo e a Comunidade Judaica da Alemanha admitem apresentar queixas-crime contra o portal de partilha de vídeos Youtube, por este alegadamente contribuir para a divulgação de filmes de propaganda nazi, escreve hoje a revista alemã Der Stern.

Segundo o site online da revista alemã, vários filmes proibidos de propaganda nazi com conteúdos racistas e anti-semitas foram encontrados no portal mais famoso de partilha de vídeos no mundo, o Youtube, onde cada pessoa pode aceder livremente e sem qualquer problema a este tipo de material.

Após várias queixas da Comissão de Protecção de Menores alemã e várias outras entidades daquele país, o portal de partilha de vídeos, com sede nos Estados Unidos, continua sem reagir.

O porta-voz da bancada do Partido Social-Democrata (SPD), Dieter Wiefelspütz, apelou para que se iniciasse «uma investigação criminal» contra o Youtube pela divulgação de vídeos com conteúdos ilegais de extrema-direita, acusando o portal de «cumplicidade na propagação de material ilícito e da ideologia de extrema-direita».

«Chegou a altura de as autoridades competentes começarem a investigar este caso e proíbirem esta prática escandalosa. Temos que acabar com isto», afirmou o responsável, em declarações à estação pública de televisão alemã ARD.

Por sua vez, o organismo central da comunidade judaica na Alemanha pediu ao Governo alemão e à Justiça que «inicie as diligências necessárias», acrescentando que está a analisar a possibilidade de avançar com um processo-crime contra o portal.

O secretário-geral da comunidade judaica, Stephan Kramer, declarou à agência Associated Press (AP) que advogados do organismo também está a avaliar a possibilidade de avançar com um processo judicial contra a divulgação dos vídeos nos Estados Unidos.

Entre os filmes que podem ser vistos no Youtube figuram filmes de propaganda anti-semitas do antigo Partido Nacional Socialista Alemão (NSDAP, sigla em alemão) como «Jud Süss» (Judeu doce), diversos vídeos de música de bandas de extrema-direita, assim como inúmeros outros vídeos que engrandecem a guerra pela supremacia ariana e outros ideais de extrema-direita.

Segundo a revista Der Stern, o filme «Sturmführer in der SS» (Comandante das Secções de Segurança SS) disponível no Youtube, foi visto nos últimos oito meses por mais de 400 mil utilizadores.

Nenhum comentário: