segunda-feira, 27 de agosto de 2007

Lula e 2010


O presidente, em entrevista exclusiva ao Estadão deste domingo, garantiu que mesmo se o povo pedir não disputará a eleição em 2010. Pelas palavras dele cumprirá o que determina a Constituição e entregará o poder em 31/12/10.

Na avaliação de FHC, não será o povo, mas o PT que pedirá o 3o. mandato. Na lógica do ex-presidente o PT não terá nomes fortes.

Entre os ex-oponentes da disputa de 2006 a leitura foi diversa: para Alckmin o presidente demonstrou compromisso com a "alternância de poder". Heloísa Helena, que perdeu um dente mas não a língua, foi taxativa: "é conversa fiada, é jogo de cena".

O que pensam nossos amigos do blog?

5 comentários:

Anônimo disse...

Enquanto nega, Lula, mui bem assessorado, vai construindo uma perspectiva de continuidade, ainda que com intervalo de 4 anos. Digo isso calcado na fala dele sobre a classe média, a contemporização que busca, num momento em que há 'cansei', há lançamento de livro sobre pretensa elite se sentindo por baixo e há incrível repercussão desse livro na Veja e outros veículos, há a 'cabeça do brasileiro'estudada, em trabalho lançado por acadêmico e tema Roda Viva em 27 último, ou seja, ainda que tênue e em nível de esboço, articula-se uma insatisfação pela contemplação da melhoria nas classes D e E e nada para as de cima, bem como melhoria em centros que não SP e, com as classes políticas pós-mensalão desarticuladas, abre-se caminho para composição com essa classe média, a começar pelos grandes investimentos federais a serem aplicados em SP.

Anônimo disse...

Heloísa Helena é uma maluca. Haverá a passagem da faixa presidencial, seguramente.

Anônimo disse...

Eu acho que o dente fujão de HH é de direita!!

Atílio disse...

porque esse assunto veio a tona com tanta força, seria nosso histórico de golpes na nossa história repúblicana?

Anderson disse...

Caro Atílio: a presença dos militares - e de golpes dados por eles e por civis assessorados por eles - na história brasileira é inegável, sobretudo no período republicano. Porém, agora acho que as circunsntâncias são outras. Há o caso Chávez; há a fraqueza da oposição ao governo Lula; há a família Kirchner na Argentina(que vai se perpetuando de forma legítima), entre outros exemplos. Então, o assunto vem à tona quando ainda faltam 3 anos de governo. Certamente um grupo dentro do PT quer o 3o. mandato, como os congressistas que estão retomando a PEC que prevê um número de reeleição indefinido. Lula parece estar ciente do problema que isso traria e vem mantendo seu discurso firme de que não se candidatará. Torçamos por duas coisas: para que Lula realmente não tope essa idéia estapafúrdia; para que a oposição tenha um mínimo de organização e pressione.