domingo, 19 de agosto de 2007

Bubble

Nas estréias do cine no final de semana destaca-se o filme "Bubble" (direção de Eytan Fox. Israel, 2006).



Para abordar as complexas questões entre israelenses e palestinos o diretor recorre à história de amor entre dois rapazes: um palestino e outro israelense. Temas como os territórios ocupados, o terrorismo, o amor entre iguais num universo de diferenças entre árabes e judeus e ilegalidade desfilam diante de nossos olhos sem ser panfletário.


O filme trata os temas mesclando certa leveza e um tom exasperador nas cenas e questões mais difíceis. É interessante este jogo do filme pois nos permite indagar sobre visões preconcebidas tanto a respeito dos conflitos naquela região do Mundo como nas relações afetivas entre o casal central.


As tiradas engraçadas convivendo com "temas sérios" e os estranhamentos de parte a parte nos fazem ver uma cidade em seu cotidiano. Ruas, cafés e festas em Tel Aviv e Nablus aparecem na tela numa narrativa que sugere ao público um universo dolorosamente familiar.


Não é um filme para muitos, pois temas espinhosos e cenas fortes tendem a afastar um certo público. Mas indiscutivelmente uma proposta interessante para temas de um mundo que teima em fugir dos nossos estereótipos de felicidade.

Um comentário:

Unknown disse...

Eu assisti o Delicado Relação(filme de 2002 do mesmo diretor). É bacana, mas esse novo parece bem melhor. Pela resenha parece que ele aprofunda elementos pouco aproveitados no Delicada Relação.

Fiquei curioso pra assistir!