segunda-feira, 20 de agosto de 2007

Notas do mundo acadêmico

1. Após a crise que resultou nas greves estudantis do primeiro semestre há um novo titular na Secretaria de Ensino Superior. É o linguista Carlos Vogt, ex-reitor da Unicamp, ex-presidente da FAPESP (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de S. Paulo). Na avaliação de Vogt, em entrevistas na semana passada, os movimentos de estudantes, professores e funcionários fortaleceram a noção de autonomia universitária.
Aliás, até agora, o movimento estudantil foi o único episódio que conseguiu desgastar a imagem da gestão Serra. Nem as crateras e buracos do metrô causaram tanto impacto.
O novo secretário tem uma fala mais moderada que o anterior, Aristodemo Pinotti, e tudo indica que levará a FAPESP para a sua Secretaria, deixando de estar na Secretaria de Desenvolvimento. Aliás esta era uma das reivindicações estudantis.

2. Na edição da Folha de ontem dois casos importantes: os processos do CAPES e CNPq contra bolsistas, principalmente que estudaram no exterior, e que ou não concluíram a pesquisa ou não retornaram ao Brasil. Percentualmente o valor é baixo, pois a maioria cumpre seus compromissos. Mas não deixa de ser uma demonstração de zelo das agências financiadoras diante do famoso contexto de recursos escassos.
Caso mais bizarro foi o de um professor que se doutorou em Barcelona e não entregou cópias de certificado de graduação. Ele tem um título de "pós" que não vale nada, pois não fez o "antes". A alegação dele, segundo o jornal, é hilária: não entreguei os documentos pois não me pediram.

3. Relatando coisas boas também. Na semana passada houve um concurso de Professor-titular em História do Brasil na UNICAMP. A Professora Leila Mezan Algranti, autora de vários livros como Honradas e Devotas: Mulheres da Colônia: Condição feminina nos conventos e recolhimentos do Sudeste do Brasil, 1750-1822, proferiu uma aula brilhante sobre a história da alimentação na América Portuguesa. Um olhar muito aguçado para captar as relações entre "conquistadores e conquistados" a partir da alimentação no período colonial. Foi uma aula de dar "água na boca", não apenas pelo tema mas pelo brilhantismo e erudição analítica.
Prova de que as Universidades brasileiras, malgrado todas os problemas que as afetam, possui grandes pesquisadores, como a mais recente Professora Titular da área de História do país.

Um comentário:

Marcio disse...

Olá meu queridos, dei uma olhada por cima no blog de vocês, e tenho que admitir, ficou muito bom.
Espero que ele obtenha o mesmo sucesso que os outros que vocês dão andamento.
Um grande abraço, Márcio